Para viabilizar a gestão e o bom gerenciamento da água, as Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos indicam alguns instrumentos de gestão principais a serem utilizados pelos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Hoje, o Momento Rio das Velhas 42 fala sobre o enquadramento dos corpos d’água em classes segundo os usos preponderantes. Este é, por essência, uma ferramenta de planejamento, uma vez que estabelece os padrões ambientais que se deseja para cada curso d’água. O enquadramento é uma forma de comando em que são definidas as regras do que pode ser lançado no curso d’água, de acordo com as prioridades da bacia. Para explicar a importância deste instrumento de gestão da política de recursos hídricos, o convidado do nosso podcast é o geógrafo, especialista em direito ambiental, mestre e doutor em geografia e análise ambiental, Rodrigo Lemos.
Vale lembrar que este episódio integra uma série de podcasts, produzida pelo CBH Rio das Velhas, que aborda os instrumentos de gestão do comitê. Além deste episódio, outros três serão disponibilizados, sempre às sextas-feiras do próximo mês, e abordarão em detalhes os seguintes instrumentos de gestão: Plano Diretor de Recursos Hídricos; o Sistema de Informações da Bacia do Rio das Velhas (SIGA Rio das Velhas); e também a Outorga de direito para uso de recursos hídricos. Confira a playlist aqui.
Dê o play, e escute o episódio de hoje!
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra