A Revista Velhas chega, neste final de 2022, à sua 16ª edição, e sua versão digital já está disponível para leitura!
Dentre os destaques desta edição está uma reportagem sobre como a ameaça do assoreamento põe em xeque a viabilidade de novas represas e barramentos de cursos d’água. Expedições no Alto e Médio Rio das Velhas revelam as belezas das regiões cobiçadas, o impacto dos eventuais empreendimentos e lança perguntas sobre a vida útil de cada uma.
A defesa dessas áreas se justifica também pelo potencial turístico – algo comum a várias outras porções na bacia hidrográfica. Afinal de contas, qual outro território reúne cidades históricas como Ouro Preto, Sabará e Caeté? Belezas naturais como as Serras do Cipó, do Gandarela, do Curral e do Cabral? Vilarejos bucólicos como São Bartolomeu, Glaura, Curimataí, Lapinha da Serra e Conselheiro Mata? Riquezas paleontológicas como a região do Carste, religiosas como a Serra da Piedade, culturais como nos escritos de Guimarães Rosa, além da própria capital mineira? Nesta edição, daremos um giro na Bacia do Rio das Velhas sob o olhar do turismo.
Além disso, toda a biodiversidade, riqueza histórica e impactos que atingem à bacia do Ribeirão da Mata, bem como a luta de sua gente em prol da sua revitalização, serão aqui revelados. Mostraremos também como a partir de técnicas de manejo e de conservação do solo, proprietários rurais produzem água – e ainda podem ser recompensados por isso.
Já o entrevistado da vez da Revista Velhas é André Trigueiro. Âncora e comentarista de alguns dos mais importantes telejornais da TV brasileira e principal referência do Jornalismo Ambiental no país, ele fala sobre mineração, segurança hídrica, política, espiritismo, dos desafios da comunicação em meio à crise climática e o florescer do negacionismo. “Não é possível admitir que o jornalismo no século XXI ignore a urgência dos temas ambientais. Temos o desafio de não apenas informar, mas ser vitrine de soluções”, afirma.
Para fechar, versos de Adriane Garcia e fotos de Robson Oliveira mostram a Serra do Curral que queremos – e a que não queremos.
Confira todo o conteúdo desta edição da publicação semestral do CBH Rio das Velhas em sua versão digital! Boa leitura!
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social