Os Subcomitês Guaicuí e Curimataí, vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se e realizam o Seminário “Águas da Serra do Cabral”, no dia 16 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação de Várzea da Palma. O objetivo foi apresentar temas relacionados às águas da Serra do Cabral para a Bacia do Rio das Velhas, tais como, gestão de resíduos sólidos, unidades de conservação, bioma e vegetação.
Aproximadamente 100 pessoas participaram do seminário, sendo membros dos Subcomitês Guaicuí e Curimataí, representantes da sociedade civil, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, empreendimentos, Codemas, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e entidades de pesquisa/ensino.
Na parte da manhã, foi realizada uma reunião entre o CBH Rio das Velhas e os prefeitos das cidades de Várzea da Palma, Lassance, Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício, cujos territórios abarcam as vertentes da Serra do Cabral, para discutir proposta de pacto pela preservação das águas da região.
O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, explica que a presença dos prefeitos foi fundamental. “Reunir com os prefeitos foi importante para entendermos melhor sobre os problemas da região e a escassez hídrica que ocorre aqui”, afirma.
Durante a reunião, foi formalizado um pacto entre os prefeitos, o CBH Rio das Velhas e os Subcomitês Guaicuí e Curimataí para criar um plano de metas para realizar ações na região da Serra do Cabral com o objetivo de revitalizá-la.
Veja as fotos do evento
[Gallery-H album=’SeminarioSerraDoCabral16102015VarzeaDaPalma’ template=’t1]
Seminário “Águas da Serra do Cabral”
O Seminário Águas da Serra do Cabral” teve como tema a importância desta região para a Bacia do Rio das Velhas e contou com a apresentação de cinco importantes palestrantes.
O coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí, Jacqueson Azevedo, disse que a intenção do seminário é de discutir os problemas da Serra do Cabral e propor soluções. “O nosso trabalho pela demanda da água é árduo e as expectativas e os desafios são muitos. O caminho é a união de forças e a participação dos envolvidos: comunidade, Comitê, órgãos públicos e sociedade civil”, afirma.
Confira as apresentações realizadas no Seminário Água da Serra do Cabral”
Instituto Biotrópicos – Alexsander Azevedo
Instituto Estadual de Florestas – Aneliza Miranda Mello
Secretaria de Meio Ambiente de Joaquim Felício – Hugo Lana
Universidade Federal de Montes Claros – Maria das Dores Magalhães Veloso
Biopreservação – Marcos Sartori
Conheça a região
Mapoteca
Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br