Vem aí: Semana Rio das Velhas 2024

20/06/2024 - 16:20

29 de junho é reconhecido como o Dia do Rio das Velhas. Em torno dessa data, anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promove a Semana Rio das Velhas, com uma extensa programação de eventos, debates e integração.


Em 2024, a ação se inspira na piracema e se propõe a percorrer a bacia no sentido “rio acima” – como os peixes a caminho da reprodução. Assim, iniciaremos a Semana no Baixo Velhas e, dia a dia, avançaremos rumo à cabeceira do rio. Na programação está uma série de atrações, como a realização de exposições educativas itinerantes, exibição de vídeos, Diálogos Regionais entre os Subcomitês que compõem o CBH, plenária comemorativa e uma cicloexpedição pelo Ribeirão Arrudas, na capital mineira.

Joaquim Felício, Morro da Garça, Sete Lagoas, Belo Horizonte e Itabirito serão os municípios visitados, entre 24 e 29 de junho.

Confira o que vem por aí:

 

Exposição educativa ‘Velhas, Faço Parte’:

Ao longo de toda a Semana, Exposições Itinerantes sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e a campanha ‘Rio das Velhas, Eu Faço Parte’ percorrerão os quatro cantos do território e mobilizarão escolas, coletivos, poder público e demais moradores para o contexto de proteção do rio, de suas águas e da biodiversidade. Trata-se de um conjunto de totens com informações diversas sobre a bacia hidrográfica, o ciclo da água, a importância da preservação, os múltiplos usos, a fauna e flora, dentre outros.



Cine Velhas:

Vai ter também sessão de cinema com pipoca na Semana Rio das Velhas 2024. Em cartaz, a atração principal será o Programa Viação Cipó Especial Bacia do Rio das Velhas, do jornalista Otávio di Toledo, da TV Alterosa.

O programa explora a fundo o nosso território e mostra como a cobrança pelo uso da água tem viabilizado o desenvolvimento de ações sustentáveis na bacia.



Em Belo Horizonte, a programação inclui a exibição do filme “ReconCiliar”, de André Carvalho.

Diálogos Regionais da Bacia do Rio das Velhas:

Com o objetivo de promover maior integração entre os Subcomitês e parceiros, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, serão realizados também os Diálogos Regionais da Bacia do Rio das Velhas.

Durante os encontros, a acontecer em Joaquim Felício, Sete Lagoas e Belo Horizonte, os representantes dos Subcomitês poderão compartilhar experiências para o fortalecimento das redes já existentes e promoção de possíveis parcerias intersetoriais. A ação visa também a melhoria da aplicação dos recursos da cobrança pelo uso da água na bacia e maior efetividade das ações e projetos realizados pelo Comitê no território.



Cicloexpedição pelo Ribeirão Arrudas:

Para marcar o encerramento da Semana com chave de ouro, será realizada uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis da capital, em 29 de junho – Dia do Rio das Velhas. O ponto de partida será o Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas), às 9h – concentração a partir das 8h. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho dos cursos d’água da bacia do Ribeirão Arrudas, afluente do Rio das Velhas.

A Cicloexpedição irá convidar os participantes a conhecerem o território como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. De forma investigativa, o grupo percorrerá cursos d’água visíveis e ocultos, explorarão nascentes, pedalarão pela cidade, interagirão com a água em locais limpos e lamentarão a poluição em outros, vivenciando a natureza urbana.

O ponto de chegada será o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Para celebrar essa grande mobilização em favor das águas, o grupo de ciclistas, bicicleteiros, ambientalistas, urbanistas, pessoas que trabalham com as águas e com a mobilidade urbana e outros será recepcionado no Parque Municipal com uma programação complementar, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), além da exposição educativa e Cine Velhas.

Saiba mais.



Confira a programação dia a dia:

 

24/06 (segunda-feira): Joaquim Felício

Local: Estação Ferroviária (Rua Terêncio Fernandes, s/n):
– A partir das 17h: Exposição educativa ‘Velhas, Faço Parte’;
– 17h30: Cine Velhas.

25/06 (terça-feira): Morro da Garça

Local: Escola Municipal Nossa Senhora Imaculada Conceição (Rua Walter Coelho da Rocha, nº 250 – Centro):
– A partir das 9h: Exposição educativa ‘Velhas, Faço Parte’.
Local: Casa da Cultura do Sertão (Rua Boaventura Leite, nº 475):
– 10h: Cine Velhas.
– 13h: Diálogos Regionais do Baixo e Médio-Baixo Rio das Velhas.

26/06 (quarta-feira): Sete Lagoas

Local: Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas (Av. Pref. Alberto Moura, nº 1111 – Distrito Industrial):
– A partir das 13h: Exposição educativa ‘Velhas, Faço Parte’;
– 13h: Diálogos Regionais do Médio-Alto Rio das Velhas.
– 19h: Cine Velhas.

27/06 (quinta-feira): Belo Horizonte

Local: Sede do CBH Rio das Velhas (Rua Carijós, nº244/Sala 622 – Centro):
– 13h: Diálogos Regionais do Alto Rio das Velhas.
Local: Galeria Diamante (Rua Novecentos e Um – Lagoa):
– 18h: Sarau.
– 19h: Cine Velhas (Exibição do filme ‘ReconCiliar’ e programa Viação Cipó Especial Bacia do Rio das Velhas).

28/06 (sexta-feira): Acuruí (Itabirito)

Local: Mirante do Espinhaço (Estrada da cachoeira Chica Dona km 06 – Contrafortes do Espinhaço):
– 9h: Visita Técnica.
Local: Associação Comunitária de Acuruí (Rua Principal, s/n):
– A partir das 9h: Exposição educativa ‘Velhas, Faço Parte’;
– 14h: Plenária comemorativa de 26 anos do CBH Rio das Velhas;
– 18h: Cine Velhas.

29/06 (sábado) – Dia do Rio das Velhas: Belo Horizonte

– 8h: Concentração no Parque Ecológico Roberto Burle Marx – Parque das Águas (Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa);
– 9h: Cicloexpedição 9h pelo Ribeirão Arrudas;
– 11h30: Piquenique, coletiva de imprensa, distribuição de materiais, palco aberto, exposição educativa e Cine Velhas no Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, nº 1377 – Centro).


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social