Nesta quarta-feira (10), foi realizado o último dia do Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Sudeste (ERCOB), que mobilizou diálogos e apresentações de projetos sobre a gestão das bacias hidrográficas da região Sudeste do país. O evento foi sediado em Belo Horizonte, de 8 a 10 de julho, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) esteve presente participando das mesas sobre Educação Ambiental e Projetos Exitosos, contribuindo com as experiências de gestão no território.
A mesa de abertura do terceiro dia do ERCOB propôs compartilhar experiências entre membros dos Comitês sobre projetos em destaque implementados no território das bacias. O CBH Rio das Velhas foi representado pela presidenta, Poliana Valgas, que compartilhou com o público um projeto de destaque: a campanha institucional de comunicação social de 2024 que tem como tema ‘Cobrança pelo uso da água; sua parte faz falta e pode fazer a diferença’.
A iniciativa da campanha é informar e mobilizar a população sobre a Cobrança pelo Uso da Água, um dos principais instrumentos que garante ações de preservação e recuperação das águas do Rio das Velhas. O público preferencial são os usuários – aqueles que possuem outorga para captar diretamente água de algum curso da bacia do Rio das Velhas ou lançar efluente em quantidades consideradas expressivas.
A presidenta, Poliana Valgas, entrou em detalhes na apresentação. “Em 2017, teve um estudo que mostrou que 47% dos usuários entrevistados não conheciam os objetivos da Cobrança e a maioria dos habitantes não conhecia esses mecanismos, como é arrecadado e como é feito o ciclo. (…) Então, a campanha veio nessa perspectiva e com o objetivo de sensibilizar esses usuários que estão inadimplentes, de apresentar o Comitê de forma mais ampla ao longo de toda bacia. Detalhar e apresentar quais são esses resultados que a gente tem conseguido ao longo desses 26 anos, de engajar o segmento de usuários de forma mais consistente e contribuir de forma progressiva para reduzir essa taxa de inadimplência da bacia”.
Algumas pessoas carregam dúvidas sobre a destinação do dinheiro arrecadado e esse é um dos pontos de atenção da campanha. A contribuição é arrecadada pelo Poder Executivo do estado de Minas Gerais e é integralmente repassado ao CBH Rio das Velhas, através da Agência Peixe Vivo. A partir daí, cabe ao Comitê conduzir a seleção dos projetos prioritários, das obras e dos serviços a serem beneficiados com os recursos da cobrança.
Veja mais fotos:
Saiba mais sobre a Campanha 2024 do CBH:
Educação ambiental em pauta
Na parte da tarde, o Coordenador Técnico da TantoExpresso, empresa que desenvolve o Programa de Mobilização e Comunicação Social e Educação Ambiental do CBH Rio das Velhas, Luiz Ribeiro, compartilhou com o público do evento um pouco do Plano de Educação Ambiental (PEA) da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, aprovado em junho de 2024. O profissional compôs a mesa de uma oficina com o tema Educação Ambiental na Gestão de Recursos Hídricos, organizada pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
A apresentação trouxe um pouco do processo de construção do PEA do CBH Rio das Velhas, seus objetivos, público-alvo, os projetos implementados, parcerias e outros elementos que compõem o documento.
Luiz Ribeiro, resumiu um pouco a proposta do projeto. “O nosso PEA é assumidamente um plano ‘pé no chão’. A gente não quis propor algo que fosse lindo no papel mas que a gente não tivesse recursos para licitar, para executar. A gente quer que seja um PEA factível.”
A programação do terceiro e último dia do ERCOB contou também com uma Roda de Diálogo com representantes dos Fóruns Estaduais de Comitês de Bacias. A mesa foi composta por Wilson Acácio (Fóruns CBH MG’s), Suraya Modaelli (Fórum Paulista de Comitês), Ana Eloisa Sorrilha (FCCBHES), Adriana Bocaiuva (Fórum Fluminense de Comitês de Bacias) com a mediação de Maurício Scalon (FNCBH’s).
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Yasmim Paulino
*Fotos: João Alves