Logo CBH Rio das Velhas

CTOC aprova pedido de outorga para retificação da canalização do Córrego Ferrugem em Contagem

01/07/2025 - 13:17

Em reunião realizada no dia 24 de junho, a Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) deferiu o pedido de outorga para a canalização e retificação do Córrego Ferrugem, localizado no município de Contagem. O processo (nº 0288/2025) foi analisado com base no parecer técnico da Agência Peixe Vivo e nas observações levantadas durante visita in loco realizada no dia 11 de junho.


A solicitação foi apresentada pela empresa Obra Max Atacado e Varejo, por meio da Jacarandá Mineiro Empreendimentos Imobiliários Ltda., com o objetivo de solucionar problemas históricos de drenagem e alagamentos na região da Avenida Tereza Cristina, além de prevenir o transbordamento do Córrego Ferrugem e do Ribeirão Arrudas.

De acordo com o coordenador da CTOC, Eric Alves, a proposta atende a uma demanda antiga da população local e representa um avanço importante na infraestrutura de drenagem urbana de Contagem. “O projeto da requerente apresenta uma solução que atende tanto às necessidades do empreendimento quanto aos interesses do município, ao ampliar a capacidade do canal, facilitar as ações de manutenção e proporcionar mais segurança à população local, especialmente diante das deficiências identificadas nas estruturas de drenagem atualmente existentes”, ressaltou Eric Alves.

A intervenção prevê a realocação e reconstrução de um trecho de aproximadamente 220 metros do canal já existente desde 2002, com a instalação de tubulações de 1.500 milímetros de diâmetro. Também está prevista a retificação do curso do córrego e a construção de um bolsão de contenção, que visa evitar o refluxo da água pelas bocas de lobo na área urbana.



Durante a reunião, a Agência Peixe Vivo apresentou um parecer técnico favorável à concessão da outorga. Segundo a coordenadora técnica da agência, Rayssa Ribeiro, a nova proposta está compatível com as características hidrológicas da bacia e oferece melhorias significativas para a drenagem local. “O novo traçado facilitará as eventuais manutenções e tem dimensões compatíveis com as características hidrológicas da bacia. Observamos na visita técnica que a intervenção é de grande relevância, visto que a atual estrutura está em estado precário e com capacidade de escoamento subdimensionada, contribuindo expressivamente para a redução dos riscos de alagamento”, explicou Rayssa Ribeiro.

Ela também destacou que a vazão calculada no projeto está em conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Após a aprovação pela CTOC, o pedido de outorga segue agora para votação na próxima plenária do CBH Rio das Velhas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: João Alves