Nota de falecimento – Frei Chico Van der Poel

15/01/2023 - 12:25

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas lamenta o falecimento de Francisco Van der Poel, popularmente conhecido como Frei Chico, aos 82 anos. Holandês, naturalizado brasileiro, frade franciscano desde 1960 e residente no Brasil desde o ano de 1967, Frei Chico tornou-se um reconhecido pesquisador da cultura folclórica brasileira e da religiosidade popular, com foco no estado de Minas e na região do Vale do Jequitinhonha.


Para além de seu vasto conhecimento da cultura popular brasileira e mineira, Frei Chico possuía uma especial atenção à preservação da natureza e das águas de Minas. “Uma grande perda. Sempre foi um militante muito cuidadoso em relação à natureza e à preservação dos rios da nossa região”, lamenta a presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas.

O Comitê manifesta o seu apoio e condolências a familiares, amigos, e a todos aqueles que conviveram com Frei Chico, e informa que o velório acontece neste domingo (15), a partir das 7h, na Igreja São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste da capital, e o sepultamento ocorrerá na segunda-feira (16), em Araçuaí.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Foto: Michelle Parron