Logo CBH Rio das Velhas

Pirapora vai sediar a 2ª Oficina sobre Produção Rural Sustentável, promovida pelo CBH Rio das Velhas

21/11/2025 - 11:10

No dia 09 de dezembro, o município de Pirapora, localizado na região do Baixo Rio das Velhas, será palco da segunda edição da Oficina de Produção Rural Sustentável na Bacia, promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). O evento acontece das 8h às 17h e será dividido em dois momentos: uma visita técnica, na parte da manhã, a duas propriedades rurais na bacia do córrego São Vicente; e um seminário teórico, na parta da tarde, no sindicato rural do município. 


A iniciativa, que conta com uma série de parceiros estratégicos, integra o Programa Velhas Vivo, Plano de Educação Ambiental (PEA) do Comitê, e tem como foco a capacitação de produtores rurais usuários de água, visando o fortalecimento da gestão participativa dos recursos hídricos e a promoção de práticas sustentáveis no campo.

Clique aqui a faça a sua inscrição. As vagas são limitadas.

Com uma programação diversificada, a oficina terá como objetivos principais:

  • Apresentar o CBH Rio das Velhas de maneira particular aos produtores rurais da região;
  • Detalhar as ações e resultados alcançados ao longo dos anos na produção de mais melhores águas na bacia;
  • Sensibilizar os usuários produtores ruais sobre a importância do pagamento da cobrança e como isso se reverte em benefícios ao próprio segmento, que passa a contar com águas de maior qualidade e abundância;
  • Orientar e sensibilizar os produtores rurais sobre práticas e tecnologias que visam a redução do consumo de água no campo;
  • Engajar os produtores rurais nos colegiados ligados ao CBH Rio das Velhas, em especial nos Subcomitês.

Além disso, o evento pretende esclarecer o papel dos produtores rurais na cobrança pelo uso da água, demonstrando como os recursos arrecadados são revertidos em benefícios concretos para o próprio segmento rural, como o aumento da disponibilidade e qualidade da água.

Além da visita técnica na parte da manhã, a programação contará com painéis temáticos, momento para perguntas e participações de autoridades locais e representantes de instituições parceiras, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da Cooperativa do Alto Médio São Francisco, além das prefeituras de Pirapora, Lassance, Várzea da Palma e Buritizeiro, dentre outros.

A oficina é voltada a agricultores familiares, médios e grandes produtores, representantes de cooperativas, sindicatos rurais, técnicos, extensionistas e gestores públicos das áreas de meio ambiente e agricultura. A expectativa é que os participantes também atuem como multiplicadores do conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental em seus territórios.

Esta será a segunda de três oficinas que acontecerão nas diferentes regiões fisiográficas da Bacia do Rio das Velhas, ampliando o alcance e a efetividade da ação em toda a bacia hidrográfica.


Confira a programação completa e participe!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social