Subcomitê Rio Curimataí participa de ação ambiental no Parque Estadual Serra do Cabral

14/05/2024 - 13:15

O subcomitê Curimataí, que faz parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), entre os dias 26 e 27 de abril, participou da ação “Dia de Campo”, realizado pelo Parque Estadual Serra do Cabral (PESC), com proprietários e moradores da região. O evento foi realizado em duas partes e em locais diferentes, sendo a primeira parte realizada em Joaquim Felício (MG), no dia 26, e a segunda parte em Buenópolis (MG), no dia 27.


A ação “Dia de Campo” é uma iniciativa que promove a troca de conhecimentos e experiências entre os proprietários rurais, consultores, agentes públicos e privados no meio rural. Durante a ação, foram feitos esclarecimentos sobre as leis ambientais, que garantem a proteção, a manutenção e a recuperação dos biomas brasileiros; apresentação do projeto de Cercamento de Nascentes, que protege e garante a produção de água em propriedades rurais, a discussão sobre a coleta, armazenamento e transporte de flores sempre-vivas, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Bolsa Verde, entre outros.

O Subcomitê Rio Curimataí também contribuiu para a ação e explicou a importância de haver a presença do CBH Rio das Velhas na Serra do Cabral. A analista ambiental da equipe de mobilização no território, Irene Rodrigues, apresentou a estrutura e ações de impacto que o CBH Rio das Velhas faz na região. “Mostrei principalmente ações que estão em prol da quantidade e qualidade das águas. Além disso, apresentei o cronograma de ações para o ano de 2024, destacando a articulação para a criação da Lei do Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). Propus a criação do Grupo de Trabalho de Secretários de Meio Ambiente da Serra do Cabral, além de salientar a necessidade de haver parcerias com empresas que possuem atividades na região, para assim ter apoio e envolvimento em ações de educação ambiental”, explicou Irene.

A coordenadora-geral do Subcomitê Rio Curimataí, Maíra Lima, vê nesse tipo de ação a oportunidade de traçar estratégias e estreitar laços entre os atores envolvidos em prol da preservação do recurso hídrico da região. “É a partir desses momentos de discussão que podemos discutir estratégias, ações para proteger os nossos recursos, tanto a nossa biodiversidade, como os recursos hídricos e o solo da região. Então, é um processo de interlocução entre várias instituições que têm temas de trabalhos correlatos. Acredito que essa seja a principal importância de o Subcomitê estar sempre presente participando desse tipo de evento, desse tipo de ação”, disse Maíra.



Além de Irene Rodrigues e Maíra Lima, participaram também da ação os conselheiros Jarbas Alcântara, Helder Freire, Edene Reis e Álvaro Garcia.

O evento contou ainda com o coordenador regional norte do Instituto Estadual de Floresta (IEF), Washington Ramos, e com o advogado da regional norte do IEF, Dr. Luís Guilherme, com a supervisora regional norte do IEF, Margarete Caires, e com o Gerente do Parque Estadual Serra do Cabral, Jarbas Alcantara.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: João Alves
Fotos: Irene Rodrigues