Vem aí: Lançamento do Programa de Conservação e Produção de Água na Microbacia do Córrego Pedras Grandes

28/05/2023 - 17:15

No próximo dia 30 de maio (terça-feira), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) fará o lançamento oficial das ações do Programa de Conservação e Produção de Água na microbacia do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Rio das Velhas. A ação acontece a partir das 15h, na Rua Doutor Antônio Gomes Pinto Coelho, número 1401, em Várzea da Palma.


O principal objetivo desta etapa do Programa é realizar diagnóstico das condições hidrológicas e ambientais e elaborar projeto básico e executivo para recuperação ambiental da microbacia do Córrego Pedras Grandes, localizado na UTE Guaicuí, unidade territorial mais extensa da Bacia do Rio das Velhas, representando 14% da área total.

Dentre as ações do Programa na região, estão previstas ações com vistas a identificar, quantificar e detalhar os principais problemas ambientais que impactam a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos da região; promover o levantamento das necessidades de investimentos em ações de recuperação ambiental, conservação de água e solo, conservação de estradas vicinais e conservação de áreas de preservação permanente; elaborar e propor conteúdos de capacitação para os funcionários da prefeitura e agricultores para manutenção das estruturas de retenção de água e outros temas relevantes de conservação de água e solo.

Além destes, dentre os objetivos específicos do projeto ainda está a realização de oficinas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade, proprietários rurais e agentes públicos envolvidos sobre os objetivos e a importância do projeto.

Ação integra Programa de Conservação e Produção de Água

Lançado em 2021, o Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas consiste no desenvolvimento de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água nas sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Com duração de seis anos, o Programa atua em áreas definidas como prioritárias em complemento aos projetos hidroambientais que o Comitê já executa, sendo construído em parceria com os Subcomitês. Entre as principais ações, estão a adequação de estradas rurais, garantindo frenagem eficiente e combatendo o assoreamento de cursos d’água, a recuperação de pastagens, a regularização ambiental das propriedades rurais, a implantação de cercas de aceiros e o fornecimento de insumos de produção.

Além da Microbacia do Córrego Pedras Grandes, no Baixo Rio das Velhas, figuram como sub-bacias selecionadas no Programa o Rio Ribeiro Bonito, no Médio-Alto, o Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Rio das Velhas, e o Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas.

O Programa de Conservação e Produção de Água da bacia do Rio das Velhas é integralmente financiado com recursos oriundos da Cobrança pelo uso da Água, tem o apoio das prefeituras locais e é executado pela empresa Cobrape.


Saiba mais sobre o Programa de Conservação e Produção de Água no vídeo publicado no canal do CBH Rio das Velhas, no YouTube:


UTE Guaicuí

A UTE Guaicuí localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto, Lassance, Pirapora e Várzea da Palma. A Unidade ocupa uma área de 4.136,93 km², a mais extensa da Bacia do Rio das Velhas, e detém uma população de 31.581 habitantes.

Nesta unidade o Rio das Velhas possui 153,66 km de extensão, e é ali também que se localiza a foz do Rio das Velhas, no Rio São Francisco. a UTE ainda possui cinco Unidades de Conservação inseridas em seu território, ocupando 19,48% da área total. 35% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.


Serviço:

Lançamento do Programa de Conservação e Produção de Água na Microbacia do Córrego Pedras Grandes
Data: 30/05/2023 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: UATEC (Rua Doutor Antônio Gomes Pinto Coelho, 1401 – Várzea da Palma/MG)


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social