Ações e atividades do Subcomitê Rio Paraúna são divulgadas em visita de campo

12/04/2016 - 12:46

Com o objetivo de acompanhar e participar do ciclo de debates e das oficinas, bem como divulgar as ações e atividades do Subcomitê Rio Paraúna, os conselheiros participaram da visita de campo da cultura do alho realizada na comunidade de Pedro Pereira, pertencente ao município de Gouveia, no dia 5 de abril.

Estiveram presentes produtores, agricultores familiares, o prefeito de Gouveia, Geraldo de Fátima de Oliveira, representantes da Emater-MG, Embrapa, os conselheiros do Subcomitê Rio Paraúna e equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas.
O coordenador dos usuários de água do Subcomitê do Rio Paraúna, Renato Júnior Constâncio, apresentou as atividades do Subcomitê e convidou os presentes a participarem das reuniões e a integrarem a composição do Subcomitê. “Realizamos um diagnóstico ambiental e mapeamento de áreas impactadas na Bacia do Rio Paraúna, por meio de um projeto hidroambiental que foi financiado com os recursos da cobrança pelo uso da água. A grande maioria dos agricultores presentes nesta visita de campo participaram das reuniões para realizar o diagnóstico e, por isso, estamos aproveitando a oportunidade para convidar a todos os presentes a participarem das reuniões do SubcomiT6e do Rio Paraúna e os que tiverem interesse a integrarem sua composição”, explica.
Renato explica ainda que o principal problema enfrentando pela Bacia do Rio Paraúna são os sedimentos que estão assoreando os córregos e rios da região. “O Rio Paraúna é muito importante na Bacia Do Rio das Velhas. No entanto, ele produz muitos sedimentos. A partir desse diagnóstico que foi realizado, será executado nessa região um trabalho para melhorar esse problema”, esclarece.
Também foi distribuída a terceira edição da revista do CBH Rio das Velhas que tem informações sobre o projeto hidroambiental realizado na Bacia do Rio Paraúna e a última edição do Boletim Informativo.

Dia de campo

Produtores rurais da cidade mineira de Gouveia tiveram a oportunidade de conhecer o programa de melhoria da cultura do alho por meio da introdução de sementes livres de vírus. A tecnologia, que já é utilizada por produtores na Bahia e em algumas cidades de Minas Gerais, foi mostrada em um dia de campo realizado pela Emater-MG, em parceria com a Embrapa e a Prefeitura Municipal.
Na ocasião, foram mostrados tópicos como cultivares de alho, qualidade de produção de alho-semente, sistema de produção, além de colheita e beneficiamento de alho. O dia de campo foi realizado na propriedade do Sr. Jurandir Vaz Pereira, que fica localizada próxima à comunidade de Pedro Pereira, Gouveia (MG).
“É com muita alegria e satisfação que recebo todos em minha casa para esta importante ação que é a visita de campo. Espero poder contribuir para a melhoria da produção de outras propriedades”, afirma Jurandir.

Veja as fotos da visita de campo

[Gallery-H album=’EventoDoAlho05DeAbrilGouvea’ template=’t1]

Conheça a Bacia Hidrográfica do Rio Paraúna

SCBH_Rio-Paraúna_1500px


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br