Alunos de escolas públicas realizam visitas de campo às lagoas da região cásrtica

15/09/2016 - 10:52

Entre os dias 15 e 27 de setembro, alunos de escolas públicas do Carste realizarão visita às lagoas características desta região. O primeiro dia de programação será na cidade de Matozinhos, na próxima quinta-feira (15), nas Escoas Estaduais Felícia Fernandes Campos e Ester Gomes. Esta será a quarta atividade do “Rede Asas do Carste”, que tem como proposta o diálogo e a parceria com escolas, alunos e professores da rede municipal e estadual que estão instaladas próximas às lagoas cársticas situadas nos municípios de Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo, Matozinhos, Funilândia e Prudente Morais.

Asas do Carste 

O projeto “Rede Asas do Carste” propõe desenvolver com professores e alunos atividades de campo para monitoramento e observação de aves no ambiente natural, despertando a consciência ecológica para a conservação e ações sustentáveis na região. A iniciativa teve início em agosto de 2015 e, ao todo, serão dois anos e meio de monitoramento em seis lagoas que integram a Bacia do Rio das Velhas: Lagoa Santa (lagoa Central e margem do Rio das Velhas), Confins (lagoa Vargem Bonita), Pedro Leopoldo (lagoa Santo Antônio e Sumidouro), Matozinhos (lagoa Fluminense), Funilândia (lagoa d’Fora) e Prudente Morais (lagoa do Cercado).

Além disso, é um projeto transdisciplinar, que engloba disciplinas como a Biologia, História, Geologia e Paleontologia. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e os Subcomitês de Bacia Hidrográfica Ribeirão da Mata e Carste.

Metodologia do Rede Asas do Carste

A primeira atividade do projeto foi a capacitação dos alunos por meio do Guia de Campo. O material didático inclui mapa com a localização de todas as lagoas que estão sendo visitadas e monitoradas e também instruções de como proceder no campo, informações sobre geologia e aves aquáticas da região. Destaca-se que apenas no município de Lagoa Santa são cerca de 53 espécies de aves já catalogadas.

Durante as visitas de campo, os alunos participam da documentação fotográfica e de toda a coleta de dados com a identificação e contagem das aves, medições das lagoas, coleta de dados climáticos e verificação da avifauna. Os trabalhos dos alunos são continuados em trabalhos em sala de aula e/ou laboratório com análise de dados, elaboração de relatórios e experimentos. As visitas às lagoas são realizadas durante as quatro estações do ano.

Entenda o carste

O carste é um tipo de relevo formado pelo efeito corrosivo da água sobre rochas solúveis como o calcário, quartzitos e basaltos. O efeito das águas sobre estes tipos de rocha propicia o aparecimento de características físicas muito peculiares, tais como paredões rochosos sulcados e corroídos ao longo do tempo, cavernas subterrâneas, lagoas, sumidouros e depressões, que possuem rico acervo paleontológico e arqueológico.

No Brasil, uma das principais áreas de relevo cárstico encontra-se na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (MG). Nessa região, a ação solúvel da água sobre as rochas calcárias propiciou a formação de estruturas típicas, como as cavernas.

Na pré-história, essas cavernas abrigavam vida. Por isso, são reconhecidas, não só pela sua riqueza natural, como também por sua importância para a Arqueologia e Paleontologia nacional e mundial.

Conheça a programação das visitas aos alunos às lagoas cársticas

15/09 – 08:00hs às 11:00hs: município de Matozinhos – E.E. Felícia Fernandes Campos e E.M. Ester Gomes – Lagoa Do Fluminense.

20/09 – 08:00hs às 11:00hs: município de Pedro Leopoldo – E.M Heitor Claudio – Lagoa Santo Antônio.

21/09 – 08:00hs às 11:00hs: – município de Pedro Leopoldo – E. E Homero de Carvalho – Lagoa do Sumidouro.

22/09 – 08:00hs às 11:00hs: município de Funilândia – E.E. Aluísio Ferreira de Souza – Lagoa de Fora.

23/09 – 08:00hs às 11:00hs: município de Confins – E.M de São José e Tavares – Lagoa Vargem Bonita.

26/09 – 08:00hs às 11:00hs: município de Prudente de Morais – E.M Jeliomar Brandão e E.E. Virgílio de Melo Franco – Lagoa do Cercado.

27/09 de 08:00hs às 11:00hs: município de Lagoa Santa – Escola Municipal da Lapinha – Lagoa Central.

 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br