Momento Rio das Velhas: Os impactos da UHE Formoso no Rio das Velhas

11/12/2020 - 12:18

A construção de uma nova hidrelétrica no rio São Francisco, em Pirapora, muito próxima à foz do Rio das Velhas, ganhou força nos últimos meses com a inclusão da UHE Formoso no Plano de Parcerias de Investimentos do governo federal.

Apesar de o projeto estar tramitando desde 2016, o decreto presidencial que enquadra a usina no PPI pegou todos de surpresa. Isso porque a barragem a ser construída afetaria uma área de cerca de 100 km em comprimento entre os municípios de Três Marias e Pirapora, em trecho reconhecido como de Preservação Permanente, devido à sua extrema importância biológica.

E para falar justamente sobre os possíveis impactos da construção da Usina de Formoso na conservação de peixes e na manutenção do pescado, o convidado do nosso podcast é o biólogo, mestre em Ecologia e doutor em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Paulo Santos Pompeu. Professor associado da Universidade Federal de Lavras, ele explica também quais impactos são previstos para o Rio das Velhas em razão da proximidade com o barramento que poderá ser construído, caso o projeto avance.


Ouça o podcast com Paulo Pompeu: 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Luiz Ribeiro