CBH Rio das Velhas e Fórum de Comitês debatem com os candidatos ao governo de Minas políticas e propostas para a gestão dos recursos hídricos no Estado

15/09/2014 - 0:00

O Fórum de Comitês Mineiro e o CBH Rio das Velhas realizaram no último dia 8, na ASSEMINAS, em Belo Horizonte, debate com os candidatos ao governo de Minas. O critério, de acordo com o coordenador geral do Fórum, Hiraldo Bush, foi a classificação nas pesquisas. Estiveram presentes os candidatos: Fernando Pimentel (PT), Pimenta da Veiga (PSDB) e Margarida Vieira, candidata ao Senado, que representou Tarcísio Delgado (PSB).

Para o coordenador geral do Fórum de Comitês, Hiraldo Bush, uma oportunidade única para que todos conhecessem as propostas e projetos dos candidatos para as políticas de gestão dos recursos hídricos para o Estado. “É preciso pensar a gestão ambiental com foco na gestão das águas. Nossa realidade atual traz à tona problemas que se não forem pensados agora afetaram a todos nos próximos anos. E esse momento das eleições é propício para discutirmos ações para a situação e observar o que cada candidato pretende fazer”, disse.

De acordo com a candidata, Margarida Vieira, o debate foi representativo, pois discutiu uma questão central: a água. “A questão ambiental deve ser pauta de todas as secretarias. Temos que pensar a política como forma conjunta na relação com o meio ambiente”, afirmou. Já o candidato Fernando Pimentel, destacou a regionalização das propostas para o setor. “Temos que fazer cidades melhores. Os Comitês precisam ser ouvidos e ter um canal aberto com o governo”, disse. Para o candidato Pimenta da Veiga, a água deverá ser o foco dos próximos debates políticos. “Queremos ter um governo participante na gestão das águas. Valorizar os Comitês e regionalizar as questões”, ressaltou.

Veja as fotos do evento

[Gallery-H album=’EncontroComOsCandidatosAoGovernoDeMinasGeraisBeloHorizonteMG08092014′ template=’t1′]

Arquivo CBH Rio das Velhas – TantoExpresso (Michelle Parron)

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, destacou a importância do evento, mas disse que Minas têm que avançar mais na estruturação e compromisso do governo com dos Comitês de bacias. “Os Comitês são praticamente voluntários e um instrumento de política que mais tem participação social. Por isso são fundamentais para a gestão das águas”, afirmou.

Essa também é a opinião dos presidentes de Comitês, que revelaram em suas explanações, falta de incentivo e estrutura as entidades. Para eles, os Comitês precisam de apoio governamental para melhor exercer suas funções. “É fundamental que os Comitês tenham mais apoio para que sobrevivam. Nosso fortalecimento é essencial para a sociedade”, avaliam.

Na oportunidade, o presidente do Fórum, Hiraldo Bush, entregou a cada candidato uma carta de intenção com as propostas da classe para a gestão das águas. Entre as reivindicações estão: metas progressivas para melhoria das águas, incentivo às políticas públicas de descanzalição dos córregos, rios e à reciclagem, reforço e apoio aos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), melhoria na estrutura de funcionamento dos Comitês, fortalecimento do IGAM e órgãos ligados à gestão das águas, novas políticas para o Fhidro – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais, desmatamento zero, bolsa verde e a constituição permanente de uma ‘Frente parlamentar da água’.

Leia na íntegra Carta de intenção entregue aos candidatos

“Construir políticas concretas para a gestão das águas e o meio ambiente devem ser metas principais de um governo comprometido com a sociedade. E é o que esperamos de todos os candidatos que estiveram aqui” afirma Polignano ao defender que a unidade de bacia é estratégica como política de Estado. “Que esse diálogo iniciado hoje perdure e se concretize nos planos do próximo governador eleito, para que o que foi acordado seja uma atitude de governo e não apenas pré-governamental”.

Conheça os Planos de Governo dos candidatos e as propostas voltadas ao Meio ambiente e Gestão dos recursos hídricos:

Fernando Pimentel / PT:

Tarcísio Delgado / PSB:

Pimenta da Veiga / PSDB:


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br