CBH Rio das Velhas, Estado e Copasa firmam Protocolo de Intenções para garantir segurança hídrica da RMBH

23/11/2021 - 13:30

Na próxima quinta-feira (25), às 16h30, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), a SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o IEF (Instituto Estadual de Florestas), e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte irão celebrar um Protocolo de Intenções com ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do rio.

O pacto será firmado durante o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece entre os dias 21 e 26 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte-MG.

Para alcançar os objetivos estabelecidos no Protocolo, será avaliado o desenvolvimento de ações estruturais e intervenções físicas em microbacias prioritárias, sendo:

  • Construção de bacias de captação ao longo das estradas rurais;
  • Ações de manejo e conservação do solo como o terraceamento, barraginhas entre outros;
  • Recuperação de áreas degradadas;
  • Recuperação de voçorocas prioritárias na Sub-bacia do rio Maracujá em Ouro Preto;
  • Restauração ecológica;
  • Revitalização e/ou proteção de nascentes e matas ciliares e áreas de recarga hídrica;
  • Ações que promovam a recarga dos lençóis subterrâneos.

Também estão previstas ações estruturantes, medidas e diretrizes que visem o aprimoramento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, gestão ambiental, planejamento territorial e planejamento estratégico no abastecimento público para garantir a segurança hídrica da bacia.

 

Serviço:

Assinatura do Protocolo de Intenções com ações conjuntas para garantir segurança hídrica da RMBH

Data: 25/11/2021 (quinta-feira)
Horário: 16h30
Local: XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos – Expominas (Av. Amazonas, nº 6200 – Gameleira, Belo Horizonte-MG).

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro