CBH Rio das Velhas participa de workshop do programa de governo Plantando o Futuro

28/03/2016 - 22:55

Representantes dos Comitês de Bacias mineiros participaram, no dia 22 de março, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Belo Horizonte, de um workshop sobre o programa de governo “Plantando o Futuro”.

O workshop foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água e contou com a participação de dois conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas): Eduardo Nascimento, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) e Cecília Rute, da Conviverde.
O coordenador do Plantando o Futuro, Cléber Consolatrix Maia, explica que o programa prevê o plantio de árvores, recuperação de áreas degradadas e de nascentes e que o apoio e participação dos Comitês de bacia é no workshop foi de suma importância. “No primeiro momento vamos nos preocupar com a recuperação das nascentes e preparar um esquema de plantio para o próximo período chuvoso, a partir de setembro e outubro. O objetivo é criar um adensamento da flora para que ela possa servir de apoio as matas ciliares, sombreamento da região e o aumento da vazão de água”, destaca.
Programa Plantando o Futuro
O programa é fruto do Decreto 298 de 25/08/2015, pelo qual o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, instituiu o Grupo de Trabalho destinado a elaborar o Programa Estadual de Recuperação de Áreas Degradadas, com a finalidade de propor ações voltadas para o replantio de espécies arbóreas contemplando os três biomas de Minas Gerais: Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. A equipe realizou o levantamento de dados, produziu relatórios e emitiu conclusões sobre a situação de áreas degradadas no Estado.
O programa é coordenado pela Codemig e conta com representantes de outros órgãos estaduais, como as Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag), de Fazenda (SEF), de Educação (SEE), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), além da Cemig, Copasa, Emater, Epamig e Hidroex.
Para cumprir seu objetivo, o programa irá se pautar na ampla mobilização social, conscientizando a população para que se aproprie do programa e participe ativamente do plantio, da manutenção e da fiscalização.
Confira as fotos do workshop
[Gallery-H album=’PlantandoOFuturo22032016′ template=’t1]
 
 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br