CBH Rio das Velhas se reúne em última plenária do ano

16/12/2014 - 17:38

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas se reuniu no dia 15 de dezembro, para a última plenária de 2014. Diretoria, conselheiros e convidados discutiram vários assuntos e destacaram a importância de continuar com as estratégias de mobilização e participação conscientizadora nos projetos que envolvem o território da bacia.

Os temas atuais de escassez de água e os desafios para o próximo ano tomaram os debates. Para o presidente do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, é necessário insistir nas estratégias e no apoio a recuperação das nascentes e proteção dos rios. “O ano vindouro já se apresenta com novos desafios. Por isso temos que nos conscientizar de que ele será de muita luta em prol da preservação e revitalização dos rios, não apenas mineiros, mas do Brasil”, disse.

A plenária começou com os informes. O vice-presidente do Comitê, Ênio Resende, relatou a ida de uma equipe do Comitê a Brasília, recentemente na premiação da Agência Nacional das Àguas (ANA), em que o projeto “Nascentes Urbanas foi finalista e recebeu ‘Menção Honrosa’. “Para nós foi muito gratificante representar o Comitê. Saímos da premiação com um sentimento de vitória, pois o projeto ficou conhecido e se destacou pelos objetivos e propostas”, afirmou. Como anunciou o presidente Polignano, a meta é continuar com o trabalho de preservação das nascentes.

Ainda foram informados dados do 14° Encontro Nacional de Comitês, Fórum das Águas, deliberação do CONAMA, diretrizes da ANA sobre os recursos estaduais e federais – apresentado pela AGB Peixe Vivo – e esclarecimentos sobre a criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

O ofício de respostas do IGAM sobre a disponibilidade hídrica na bacia do rio Bicudo e a mortandade de peixes no Rio das Velhas também foi abordado, além do projeto Macrozoneamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e a trama verde-azul e a bacia do rio das Velhas.

Veja como foi a reunião

[Gallery-H album=’81PlenariaDoCBHRioDasVelhas15122014BeloHorizonteMG’ template=’t1′]

Confira a Deliberação de aprovação do Plano Plurianual 2015-2016-2017

 

Calendário de atividades para 2015 é definido

A Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas definiu durante a última reunião de 2014, realizada no dia 15 de dezembro, em Belo Horizonte, o calendário de reuniões para o ano de 2015.

proposta-de-cronograma

 


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br