Diálogos Regionais têm destaque no segundo dia de programação da Semana Rio das Velhas 2023

28/06/2023 - 9:35

A segunda parada da Semana do Rio das Velhas foi em Confins, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), há 40 km da capital mineira. Durante toda a manhã, os moradores da cidade e alunos de escolas locais visitaram a exposição itinerante sobre o Rio das Velhas e seus afluentes.


Além da exposição, o ‘Diálogos Regionais da Bacia do Rio das Velhas’, iniciativa que busca promover maior diálogo entre os Subcomitês e parceiros, reuniu mobilizadores e representantes do Médio-Alto Rio das Velhas – que perpassam os Subcomitês Poderoso Vermelho, Ribeirão da Mata, Rio Taquaraçu, Carste e Ribeirão Jequitibá.

A ocasião foi um importante momento de união, integração e compartilhamento de experiências e informações. “Interessante perceber pontos em comum entre coordenadores, que trazem a contribuição de cada Subcomitê, e puderam identificar similaridades entre as unidades da região. Então, muitas das vezes, são exemplos de realidades que podem ser replicadas nos Subcomitês. Este é um ponto extremamente positivo para as nossas articulações”, explicou Rogério Tavares, membro da equipe de mobilização ambiental.

Entre os assuntos debatidos estavam a poluição de afluentes por resíduos sólidos, a descaracterização das áreas verdes, desmatamentos, impermeabilização do solo, incêndios, escassez hídrica e o tratamento da água.

A região em questão, o Médio-Alto Rio das Velhas compreende 20 municípios, sendo que muitos estão dentro da área metropolitana de Belo Horizonte. Portanto, há bastante similaridade nos desafios entre as Unidades Territoriais Estratégias (UTEs) e Subcomitês.


Confira mais fotos do segundo dia da Semana 2023:


Exposição Itinerante

A Exposição itinerante “Velhas Eu Faço Parte”, que possui totens com informações sobre o rio, sua fauna e flora, ciclo hídrico, curiosidades e histórias, foi visitada por alunos do sexto ano da Escola Municipal de Tavares. A ambientalista e professora Maria Auxiliadora Silva Lopes, mais conhecida como Dora, vê a chegada da exposição como um ato de reafirmação do rio. “Este rio passa em mais de 51 municípios, ou seja, é uma ação coordenada e em cadeia. Então, seja qual for a ação, todas elas refletem lá na frente, seja no aprendizado ou, até mesmo, nos Subcomitês”, contou.

A secretária de Meio Ambiente do município, Flavia Zehuri, esteve na exposição e ressaltou a importância de Confins receber a Semana Rio das Velhas. “Nós ficamos muito honradas e felizes em receber a exposição itinerante, já que esta é uma ferramenta importante de difusão de educação ambiental. Ter essa parceria com o CBH Rio das Velhas agrega bastante ao trabalho e também ao município.”

A programação continua

Após passar por Ouro Preto (26) e Confins (27), a programação da Semana do Rio das Velhas chegará a Curvelo (28). O ponto alto da Semana será em 29 de junho, Dia do Rio das Velhas, quando o Comitê completa 25 anos de atuação. Uma plenária comemorativa, com a presença de várias pessoas que ajudaram a construir a história deste CBH singular, marcará a celebração. O encerramento será em Várzea da Palma (30). Uma barqueata percorrerá o encontro das águas entre o Velhas e o rio São Francisco.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves