Expedição é oficialmente encerrada em evento na Praça da Liberdade

04/06/2017 - 20:46

Após sete dias de jornada rio abaixo, a Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ foi oficialmente encerrada nesse domingo, durante o evento ‘Águas Gerais’, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O projeto, idealizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Projeto Manuelzão, buscou conhecer a realidade atual do Alto Rio das Velhas e mobilizar a sociedade para a imprescindível revitalização de toda a Bacia Hidrográfica.

No evento deste domingo, vários coletivos ambientais, ONGs e movimentos que atuam e se preocupam com a questão socioambiental estiveram presentes. A programação contou com piquenique, pintura e sarau. Ao final, o bloco Pena de Pavão de Krishna, já conhecido por militar em prol de uma gestão mais responsável dos recursos hídricos, saiu em cortejo rumo ao Parque Municipal.

A Expedição percorreu, ao todo, oito municípios do chamado Alto Rio das Velhas – Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte. O expedicionário Ronald Guerra, que também coordena o Subcomitê de Bacia Hidrográfica Nascentes (SCBH Nascentes), viu melhoras nas condições ambientais do rio em comparação ao que foi observado nas expedições anteriores, mas ainda vislumbra um longo caminho pela frente até uma verdadeira revitalização. “Ao mesmo tempo em que a expedição exigiu técnica e habilidade para descer certos trechos e corredeiras, alguns deles em pontos em insalubres, como após as fozes dos Ribeirões Onça e Arrudas, ela nos evidenciou que ainda estamos remando em águas bastante poluídas. Menos poluídas do que em 2003 e 2009 [ano das Expedições anteriores], mas ainda muito aquém do que deveria ser”, disse.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcos Vinícius Polignano, também chamou a atenção para o legado deixado pela expedição em identificar e registar as ações que comprometem a quantidade e qualidade das águas do Rio das Velhas. “A expedição termina com essa mensagem, de que o rio não nasce com esgoto, com lixo, com rejeito de mineração; isso quem faz infelizmente somos nós. E cabe a nós, cidadãos do mundo e contribuintes da bacia do Velhas, rever esses processos e revitalizar o rio”, disse.

Polignano também celebrou o lançamento do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ que acontecerá amanhã (5 de junho), no Auditório da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), em Belo Horizonte. O projeto tem por objetivo a recuperação e a preservação do rio e passa pela implantação do sistema de tratamento terciário do esgoto das estações de Belo Horizonte. “Amanhã celebraremos um verdadeiro pacto envolvendo Governo do Estado, Prefeitura, Copasa e outras entidades da sociedade civil e do setor privado. A ideia é reagrupar todos esses atores sociais no sentido de que o rio precisa ser revitalizado”, concluiu.

Veja as fotos do evento:

De Ouro Preto a Santa Luzia

A bordo de caiaques, a equipe multidisciplinar da Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ percorreu o rio desde a nascente, em Ouro Preto, até a cidade de Santa Luzia com o objetivo demonstrar que a situação da qualidade e quantidade das águas da bacia está cada vez mais ameaçada por ações antrópicas, advindas da ocupação desordenada, da mineração e outras atividades que colocam em risco a segurança hídrica da capital, bem como a vitalidade do Rio das Velhas.

O trecho de abrangência está inserido em uma região que é caraterizada por ser uma zona de recarga fluvial fundamental para o abastecimento de Belo Horizonte e abriga significativos aquíferos que contribuem diretamente para a manutenção do ciclo hídrico da região. Junto à Expedição, profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG fizeram coletas e avaliação de parâmetros de qualidade da água em pontos estratégicos do trajeto. O objetivo é elaborar um diagnóstico do Alto da Bacia do Rio das Velhas.

A Expedição ‘Rio das Velhas, te quero vivo’ foi uma realização do CBH Rio das Velhas e do Projeto Manuelzão com a parceria da Agência Peixe Vivo, Copasa e apoio das prefeituras municipais de Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima, Raposos, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br