Pais e crianças conhecem o Rio das Velhas por meio de exposição itinerante no Museu de Ciências Naturais

01/08/2023 - 9:30

Entre os dias 25 e 29 de julho, período de férias escolares, visitantes do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas puderam conhecer mais sobre o Rio das Velhas por meio da exposição itinerante “Rio das Velhas, Eu Faço Parte”. Os totens educativos que atraíram diversos estudantes durante a programação da ‘Semana Rio das Velhas’, ficaram à disposição das crianças e pais em meio à programação do Férias no Museu.


O Museu de Ciências Naturais PUC Minas foi criado em 1983 e possui um importante acervo de zoologia e paleontologia, com destaque para mamíferos da era Pleistoceno da América do Sul. Além disso, o museu é um espaço interdisciplinar entre a universidade e a comunidade local.

Uma das visitantes da exposição foi Tarsila Almeida Paes Leme, a Tata, de 5 anos de idade. Acompanhada pela sua mãe, a professora Mariana de Almeida Paes Leme, Tatá contou que é fiscal do meio ambiente na escola onde estuda e ajuda os colegas e professores na preservação do meio ambiente. “A gente não deixa a luz ligada durante o dia por causa que já temos o sol. Ligamos a luz somente durante a noite e de madrugada”, explicou Tharsila.

A Mariana contou que desde muito novinha incentiva a filha a ser mais consciente, e que iniciativas como essa, entre o Comitê e a universidade, ajudam a expandir a percepção de cuidado e importância do tema, inclusive para o Rio das Velhas. “Iniciativas desse tipo são muito importantes, sobretudo no período de férias que é um momento interessante para que as famílias se envolvam em atividades educativas com seus filhos. Então é um momento também não só de entretenimento, mas que a família como um todo se envolva nessa atividade de conscientização”, destacou.

O ilustrador de livros infantis, Elton Caetano Amaral, destacou a disposição e as ilustrações da exposição. “Eu achei maravilhoso a forma como estão dispostas as ilustrações dos infográficos. Acho que está muito bem elaborado, bem explicativo e achei a ideia fabulosa”, comentou Elton.


Confira mais fotos da Exposição:


A bióloga do setor educativo do museu, Gabriela Franco, ressalta a importância da parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas para pautas que já são tratadas no espaço. “No setor educativo, trabalhamos diversas temáticas relacionadas a conscientização, preservação e sensibilização ao meio ambiente. Fazemos mediação das exposições, realizamos oficinas que abordam temáticas variadas relacionadas ao meio ambiente e, especificamente sobre a água, nós temos algumas oficinas para abordar a importância e o cuidado com esse bem, principalmente com as crianças”.

Gabriela ainda ressalta que com a chegada da exposição itinerante ao museu, o tema ganhou um novo tipo de importância e abordagem, tornando assim a experiência do visitante mais rica e completa.

Exposição conquista os adultos visitantes do museu

Apesar dos totens terem um apelo educativo infanto-juvenil, a exposição chamou a atenção dos adultos que acompanhavam as suas crianças. Rayane Andrade, engenheira química, esteve no museu no último dia de exposição com suas irmãs e família. Para ela, a exposição itinerante ‘Rio das Velhas, Eu Faço Parte’ é “bastante atrativa, até mesmo para quem é adulto”. E ainda ressaltou que todo conhecimento é válido, principalmente para os mais novos.

O comerciante e pai de Rayane, Edelcino Alves, ficou surpreso com o totem sobre a quantidade de água utilizada para produzir itens do nosso cotidiano. “O que impressiona muito é a quantidade de água que se gasta para fazer uma manteiga, por exemplo, ou a carne de boi, então tudo que é bom usa muita água. Precisamos economizar”, pediu Edelcino.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: João Alves
Fotos: João Alves