Presidente do CBH Velhas é entrevistado pela Revista Encontro e comenta gestão das águas

16/04/2015 - 12:57

Na entrevista, ele comenta a preocupante situação da crise hídrica e esclarece que ela veio para ficar. Além de comentar sobre o CBH Rio das Velhas e as ações que estão sendo realizadas em prol da bacia.

O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, é um dos destaques da Revista Encontro Sustentabilidade, edição especial de março. Polignano concedeu entrevista à Revista e estampa as páginas de 8 a 12 do periódico.

Na entrevista, ele comenta a atual situação crítica da crise hídrica e esclarece que ela veio para ficar. “Imagine um paciente com anemia. Se falta sangue, evidentemente a anemia piora”, comparou.

De acordo com o coordenador, a chuva não pode ser a culpada e não adianta chover se governo, empresários e sociedade civil não fizerem cada um a sua parte na gestão das águas. Na entrevista, ele ainda destaca a importância do Rio das Velhas para a capital e todas as cidades que ele banha; o desaparecimento de lagos, córregos, rios e riachos; a relação outorgas X águas disponíveis; a qualidade do rio das Velhas, a recente atualização do Plano Diretor da Bacia, a construção de reservatórios, a representatividade do Comitê, a cobrança pelos usos da água e suas variações e a capacidade do Comitê de analisar os projetos. “Se continuarmos pensando que vamos fazer economia levando nossos sistemas naturais à exaustão, isso será um suicídio”, disse.

Leia a entrevista: