O Subcomitê do Carste e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realizaram no dia 14 de maio, um Encontro de Professores da Escola Municipal Jeliomar Brandão. O objetivo foi o de apresentar a inserção do Projeto Político Pedagógico (PPP) no projeto “Rede Asas do Carste”.

Na atividade, os professores realizaram uma visita de campo à Lagoa do Sumidouro que foi ministrada por professores da UFMG. E em segundo momento foi realizado oficinas e dinâmicas para a aplicação do Projeto Político Pedagógico (PPP) no projeto “Rede Asas do Carste”.

O PPP será desenvolvido pela UFMG em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê Carste. O PPP tem o objetivo de nortear as atividades pedagógicas e de orientar as escolas para o desenvolvimento das temáticas trabalhadas em campo, e assim buscar a inserção das atividades nas disciplinas e temas trabalhados em sala de aula, além de agregar as atividades de educação ambiental às desenvolvidas no âmbito escolar.

Entenda o projeto “Rede Asas do Carste”

O Rede Asas do Carste tem como objetivos principais envolver as escolas na proteção e preservação do meio ambiente e fazer com que os alunos se sintam conhecedores e participantes na construção e conscientização das mudanças ocorridas no local em que vivem. Para isso, tem como proposta o diálogo e a parceria com escolas, alunos e professores da rede municipal e estadual instaladas próximas às lagoas cársticas, situadas nos municípios de Lagoa Santa (Lagoa Central e margem do Rio das Velhas), Confins (Lagoa Vargem Bonita), Pedro Leopoldo (Lagoa Santo Antônio e Sumidouro), Matozinhos (Lagoa Fluminense), Funilândia (Lagoa d’Fora) e Prudente Morais (Lagoa do Cercado).

Lagoa do Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro é uma Unidade de Proteção Integral e foi criado em 3 de janeiro de 1980. O parque possui uma área de 2.004 hectares e tem o objetivo principal de promover a preservação ambiental e cultural, possibilitando atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental e turismo.

A Lagoa do Sumidouro, situada no Parque possui 8 km de extensão e é caracterizada por um ponto de drenagem de água típica dos terrenos de calcários. Trata-se de uma abertura natural para uma rede de galerias, por meio da qual um curso d´água penetra no subsolo denominado “sumidouro”. Assim, a água da lagoa é drenada para o subsolo por meio de uma abertura, o sumidouro.
Veja fotos da Lagoa do Sumidouro e da região cárstica

Veja outras notícias sobre o tema

Revista Rio das Velhas: Rede Asas do Carste
Artigo sobre a região do Carste é aprovado em Seminário
Projeto Rede Asas do Carste realiza segunda visita de campo às lagoas cársticas
Projeto Rede Asas do Carste leva alunos para visitas de campo às lagoas cársticas
Projeto Rede Asas do Carste realiza capacitação alunos de escolas públicas
Projeto “Rede Asas do Carste” é apresentado a professores da região do Subcomitê
Subcomitê Carste se reúne; começa a elaborar Plano de Ação e projeto voltado à educação ambiental


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br