Rios de Preservação Permanente é tema de palestra durante Encontro de Revitalização de Rios

09/11/2017 - 16:08

Associados ao crescimento das demandas humanas, os rios têm sido transformados e modificados com a perda de suas características naturais, o que impacta diretamente na diversidade biológica original. Isso também ocorre, pelo fato de que a maioria das medidas mitigadoras propostas tem falhado em preservar a biodiversidade aquática.

Sobre o tema, o professor Paulo dos Santos Pompeu, da Universidade Federal de Lavras, irá discutir como a preservação de trechos de rios sem barramentos ou outras grandes interferências humanas (rios de preservação), poderiam constituir em uma importante estratégia, a longo prazo, para a conservação destes ambientes e sua biota associada. A palestra sobre ‘Rios de Preservação Permanente’ acontecerá no dia 29 de novembro, às 16h, durante a programação do III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas.

Palestrante: Prof. Dr. Paulo dos Santos Pompeu – é graduado em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia e doutorado em Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Lavras. Pompeu tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada à Conservação de Ambientes Aquáticos, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ecologia de peixes, impacto ambiental, usinas hidrelétricas, vazões ecológicas e recursos hídricos.

O encontro – O III Encontro Internacional de Revitalização de Rios e o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais objetivam apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo, tanto no campo quanto na cidade – dentro da concepção sistêmica de bacia hidrográfica, evidenciando, ainda, esta realidade no estado de Minas Gerais. O evento, que será realizado no Minascentro, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30 de novembro, contará com a presença de importantes nomes da academia nacional e internacional, que pesquisam temas sobre a revitalização de rios em todo o mundo. Podem participar das palestras estudantes, gestores públicos, membros de comitês de Bacia Hidrográficas, ONGs, acadêmicos e público em geral.

A inscrição é gratuita e pode ser feita no site: https://cbhvelhas.org.br/encontrointernacional/

Mais informações:
revitaliza@cbhvelhas.org.br