SCBH Ribeirão Jequitibá promove reunião pública para apresentar alternativas de saneamento

19/05/2017 - 16:52

Com o intuito de apresentar os estudos de viabilidade técnica feitos pela empresa DHF Consultoria e Engenharia sobre as possíveis soluções de esgotamento sanitário para parte dos municípios de Sete Lagoas, Funilândia e Prudente de Morais, o Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) Ribeirão Jequitibá promoveu reunião pública, na última terça-feira (16 de maio), em Sete Lagoas.

A empresa DHF Consultoria e Engenharia apresentou sete alternativas de esgotamento sanitário, que combinavam sistemas de fossa séptica, filtro anaeróbio, sumidouro, vala de filtração, tanque de evapotranspiração, círculo de bananeiras, fossa séptica biodigestor e fossa absorvente. Foram apresentados os custos de instalação de cada sistema, benefícios, os principais cuidados que se devem ter no uso e as formas de manutenção.

A ideia da empresa era aplicar um questionário, ao final do encontro, para que cada participante indicasse, com base na apresentação, qual sistema de esgotamento sanitário considerava o mais viável para as localidades beneficiadas. Contudo, os presentes no evento solicitaram mais informações quanto à eficiência de tratamento de cada sistema, a fim de ampliar a discussão futura sobre a alternativa que melhor se adapte às características da região.

Veja aqui a apresentação exibida pela empresa no encontro:

 

Melhoria do saneamento rural dos três municípios

O projeto em questão é uma demanda do SCBH Ribeirão Jequitibá apresentada no chamamento público de projetos de 2015 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Mais de 150 residências serão beneficiadas nas localidades de Cambaúbas, Núcleo João Pinheiro e Saco da Vida, pertencentes a Funilândia; Lagoa do Cercado, em Prudente de Morais; Estiva, Matos de Baixo, Paiol e Silva Xavier, em Sete Lagoas.

Informes

Ainda durante a reunião, foram dados retornos sobre os seguintes assuntos: 95ª Reunião Plenária do CBH Rio das Velhas, ocorrida em 26 de abril; Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Sete Lagoas, em 03 de maio, que discutiu o sistema de esgotamento sanitário de um loteamento que lançaria efluentes no Córrego do Machado; e a entrada do conselheiro Vinícius Vieira no SCBH Ribeirão Jequitibá, representando agora a entidade ASE (Associação Setelagoana de Engenheiros).

Veja as fotos da reunião em Sete Lagoas:

UTE Ribeirão Jequitibá

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km2 e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br