Subcomitê Rio Taquaraçu promove diálogo com candidatos às prefeituras da UTE

13/10/2020 - 14:35

Os candidatos às prefeituras dos municípios de Caeté, Nova União e Taquaraçu de Minas, pertencentes à Unidade Territorial Estratégia (UTE) Rio Taquaraçu, participaram de um encontro virtual, no dia 09 de outubro. O evento foi promovido pelo Subcomitê Rio Taquaraçu e teve o objetivo de ampliar o diálogo com o poder público, além de tratar de pautas prioritárias para conservação dos recursos hídricos nos planos de governo e apresentar o trabalho do Subcomitê.

O coordenador-geral do Subcomitê Rio Taquaraçu, Jânio de Lima Marques, apresentou aos candidatos a carta-compromisso elaborada pelos conselheiros da entidade, que contém demandas prioritárias para apreciação dos participantes. Todos os nove candidatos às prefeituras assinaram a carta de compromissos e se responsabilizaram em melhorar as ações relacionadas à gestão dos recursos hídricos nos municípios.

Jânio de Lima Marques disse que o encontro foi um momento histórico. “A UTE Rio Taquaraçu possui algumas prioridades definidas como a conservação ambiental, o saneamento básico e projetos que promovam maior quantidade e qualidade de água, priorizados pelas agendas temática verde, marrom e azul. A participação dos candidatos à prefeitura no diálogo com o Subcomitê foi histórica e essencial para construirmos uma gestão participativa e descentralizada em nossa bacia”.

Participaram os seguintes candidatos do município de Taquaraçu de Minas: Gladston Luiz Santos Paiva (MDB), Marcílio Bezerra da Cruz (PSD) e Alcides Hipólito da Assunção Ferreira Filho, o Cidinho (PSC) – representado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cláudio Anatólio da Silva. Do município de Nova União participou Aílton Antônio Guimarães Rosa (Avante), o único candidato à prefeitura. Já do município de Caeté participaram Márcia Aparecida Nunes (PL), Lucas Coelho Ferreira (Avante) – representado pelo Renê Renaute José Geraldo de Oliveira Silva (PP) – representado por Leonardo Távora.

Saneamento

O coordenador-geral do Subcomitê Rio Taquaraçu destacou ainda que uma das ações para o avanço do saneamento na UTE é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Taquaraçu de Minas e o funcionamento da ETE de Nova União pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

“Hoje o principal poluidor das águas do Taquaraçu são os esgotos dos municípios de Taquaraçu de Minas e Nova União que não possuem nenhum tipo de tratamento, sendo lançados in natura no curso d´água. A única forma de solucionar este problema é instalando as ETEs nos dois municípios, o que também vai melhorar a qualidade das águas do Rio das Velhas. O Subcomitê solicita a construção e operação das ETES entre outras medidas para avançarmos no saneamento e para que o rio Taquaraçu continue sendo enquadrado na Classe 1”, esclarece.

Os rios de Classe 1 são classificados como águas que podem ser destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento simplificado; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio