Treinamento do Sistema de Informações Geográficas do PDRH

10/05/2015 - 20:50

Entre os dias 28 e 30 de abril a Ecoplan Engenharia realizou o treinamento do Sistema de Informações Geográficas – SIG em Belo Horizonte (MG), etapa prevista nos estudos de atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Ministrado pelo geógrafo Daniel Duarte das Neves, que atua na área de Geoprocessamento da Ecoplan Engenharia, o curso de capacitação sobre a base de dados da ferramenta SIG reuniu uma turma bastante heterogênea, formada por profissionais especialistas em geoprocessamento de prefeituras e do próprio comitê e da AGB Peixe Vivo; profissionais intermediários com algum conhecimento e acesso a ferramenta e pessoas que nunca tinha manipulado mapas. O objetivo foi mostrar a esses participantes como o sistema foi desenlvolvido e de que forma estava sendo entregue os dados para o Comitê e para a AGB Peixe Vivo.

Veja as fotos

[Gallery-H album=’TreinamentoSIGBeloHorizonteMG2829E30042015′ template=’t1]

Durante o treinamento os técnicos passaram por diversas etapas, desde a teoria, até a prática. Começaram pelo processo básico de introdução dos dados, até chegarem em um processo mais avançado de edição e atualização das informações que estavam presentes no SIG, através do uso da ferramenta ArcGis. “Capacitamos o pessoal para visualizarem as informações que a gente está entregando, como disponibilizá-las digitalmente, qual a melhor visualização em termos de cartografia temática, tanto simbologias de dados categóricos como simbologias de dados numéricos e quantitativos. A gente sugeriu que eles partissem de um dado cru dentro desse software e que conseguissem tirar um mapa pronto e passível de informação.”, relata Daniel sobre o processo como o treinamento foi realizado.

Foram entregues pela Ecoplan um volume de dados na casa de 1giga e a intenção do treinamento era mostrar qual o potencial que todos esses dados têm, como podem ser utilizados daqui pra frente, uma vez que a agência e o comitê devem se apropriar dessas informações e mantê-las sempre atualizadas.

O grupo de trabalho se mostrou bastante dedicado e envolvido nas tarefas. Ao final do treinamento se tornaram aptos a iniciar o processo de visualização e construção de mapas temáticos. Já os especialistas que já compreendiam a parte técnica do treinamento, puderam entender o padrão de organização e modelo de trabalho proposto pela Ecoplan e Skil para o PDRH do CBH Velhas.

Durante o treinamento Daniel também apresentou a ferramenta web de contribuições do Plano Diretor que está aberta para receber sugestões e ser utilizada por todo o público. Essa ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de receber contribuições para utilização no PDRH da bacia. Como o PDRH está finalizado, as contribuições que ocorrerem agora por lá dificilmente serão integradas no plano, mas poderão ser absorvidas pelo comitê para futuras modificações.

Veja as etapas e conteúdos do treinamento através das apresentações

 


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br