GACG analisa ações e projetos do CBH Rio das Velhas

14/07/2020 - 14:31

Formado para acompanhar a execução do contrato de gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) realizou uma reunião por videoconferência no dia 13 de julho.

Durante o encontro, a equipe da Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo apresentou o trabalho sobre indicadores para avaliação dos projetos contratados com recursos da cobrança pelo uso da água. O gerente de Projetos da Peixe Vivo, Thiago Campos, explicou que os indicadores propostos são para avaliar a efetividade dos estudos e se foram alcançados os resultados esperados.

Os membros do GACG decidiram que os indicadores devem ser apresentados para a Plenária do CBH Rio das Velhas para ampliar o debate e a transparência sobre o andamento dos projetos.

Em seguida, foi apresentada a execução do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) e o andamento dos projetos em vista da pandemia do coronavírus. “Continuamos a executar os projetos que são possíveis e cancelamos todos os tipos de atividades que exigem aglomeração. Assim, os projetos que envolvem mobilização social estão paralisados. No entanto, outros como o de Mobilização e o de Comunicação estão em andamento”, disse Thiago Campos.

Também foi apresentado o desembolso financeiro nos anos de 2010 a 2019 e os valores arrecadados com a cobrança.

Célia Fróes alertou para a situação preocupante quanto ao não repasse dos recursos da cobrança. “O Estado está contingenciando os recursos da cobrança pelo uso da água. Temos a receber um valor na ordem de R$ 12 milhões de reais. Não recebemos os recursos referentes a 2019 e dos dois primeiros trimestres de 2020. A situação é preocupante e precisamos encontrar uma solução junto ao Igam [Instituto Mineiro de Gestão das Águas] para termos condições financeiras de continuar a exercer a função de agência delegatária do CBH Rio das Velhas”.

Os membros do GACG vão analisar os relatórios conclusivos do Igam referentes aos exercícios de 2018 e 2019 e discutir sobre o assunto na próxima reunião.

Participaram Valter Vilela (ABES), Eric Machado (Prefeitura de Contagem), Heloísa Cavalierri (SAAE Itabirito), Michelle Calazans(Igam), Felipe Marcondes (Igam), Carlos Alberto (Faemg), Thais Oliveira Alves (Mobilização CBH Rio das Velhas), Danielli Tolentino (Mobilização CBH Rio das Velhas), bem como os representantes da Peixe Vivo Célia Fróes, Rúbia Mansur, Ohany Vasconcelos, Thiago Campos e Paula Procópio.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio