Projeto Hidroambiental vai fortalecer práticas agroecológicas no Médio Rio das Velhas

18/03/2019 - 14:02

Uma das regiões que é considerada referência na produção de orgânicos em Minas Gerais receberá uma agenda de ações de capacitação e execução de atividades para fomentar ainda mais o desenvolvimento dos sistemas agroecológicos e o fortalecimento dos produtores rurais do território. É o Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Ribeirão Jequitibá, que acontecerá na microbacia do Córrego do Marinheiro, que integra a sub-bacia do Ribeirão Jequitibá.

Realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), através do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, o projeto fez seu seminário inicial nesta quinta-feira (14) em Sete Lagoas e vai atingir, além deste município, Capim Branco, Funilândia, Jequitibá e Prudente de Morais.

Com o valor total de R$ 281.046,40, o projeto é financiado com recursos provenientes da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia do Rio das Velhas e tem prevista a realização do cadastro e capacitação de produtores rurais, a construção de 15 bacias de capacitação de água pluviais, a construção de uma estufa para produção de mudas e hortaliças não convencionais, a instalação de uma unidade demonstrativa de irrigação (demonstrando cinco sistemas de irrigação), visitas técnicas/pedagógicas nas áreas da fazenda agroecológica da EMBRAPA de Sete Lagoas e na EPAMIG de Prudente de Morais, o plantio de mudas em áreas de proteção da sub-bacia do Córrego do Marinheiro, a adequação de áreas na EPAMIG e manutenção da Trilha Ecológica, Banco de Hortaliças e Banco de Adubos.

Segundo Alessandro Amaral de Souza, engenheiro agrônomo da GOS Florestal, empresa executora, o trabalho na UTE Ribeirão Jequitibá vai consistir na montagem de unidades demonstrativas de uso eficiente da água para irrigação e práticas agroecológicas dentro da EPAMIG E EMBRAPA. “Essas estruturas vão ser usadas para difusão de tecnologia em agroecossistemas entre os agricultores da região, já que aqui é considerada como a capital da produção orgânica no Estado”, afirma.

Veja a apresentação da GOS Florestal:

 

Para Nivaldo Aparecido dos Santos, coordenador da sociedade civil no Subcomitê, o projeto promete conquistar ótimos avanços para preservação das bacias. “Eu tenho uma preocupação muito grande com essas bacias, porque elas são áreas de recarga de Sete Lagoas. Então, se a gente entra com um projeto desse, levando incentivo, ajudando os proprietários, estamos somando muito na preservação. Para se ter ideia, a bacia do Marinheiro tem hoje 36% da vegetação nativa e a do Machado tem 46% de vegetação nativa”, explica ele.

As próximas atividades previstas no projeto são a construção de estufa, a montagem de sistema de irrigação e os cursos e visitas técnicas.

Veja as fotos da reunião:

UTE Jequitibá

A UTE Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km² e detém uma população de 145.729 habitantes.

Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Michelle Parron
Fotos: Michelle Parron