IGAM apresenta plano de trabalho de acompanhamento do Contrato de Gestão

25/05/2021 - 14:10

O Plano de Trabalho de acompanhamento do Contrato de Gestão foi apresentado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) para os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em videoconferência realizada no dia 21 de maio. O objetivo foi alinhar as informações para aprimorar o acompanhamento do Contrato e do cumprimento das metas estabelecidas.

O gerente de Apoio às Agências de Bacias Hidrográficas e Entidades Equiparadas do IGAM, Michael Jacks, apresentou o Programa de Trabalho que é o instrumento que visa avaliar o desempenho da Agência de Bacia ou da entidade a ela equiparada. “A avaliação do Programa de Trabalho integra o processo de avaliação da prestação de contas da entidade. A competência de avaliar é do IGAM, mas queremos estender para o Comitê, por meio do GACG, pois vamos discutir o que foi ou não cumprido”, disse.

Anualmente, a Agência Peixe Vivo entrega ao IGAM o Relatório de Gestão no processo de prestação de contas de forma a demonstrar e comprovar o seu desempenho na aplicação dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos e no apoio técnico, administrativo e financeiro ao CBH Rio das Velhas.

A gerente de Integração da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, apresentou a avaliação trimestral do Plano de Aplicação Plurianual (PPA) e das metas estabelecidas no Contrato de Gestão. “A Agência tem se esforçado, mesmo com a pandemia, para cumprir as metas estabelecidas no Contrato de Gestão. A Gerência de Projetos da Agência Peixe Vivo elaborou o Programa de Conservação e Produção de Água que em breve estará em execução e que prevê investimentos mais robustos na bacia. Além disso, a Peixe Vivo tem procurado parcerias, como fez recentemente com a TNC [The Nature Conservancy] para elaborar o projeto piloto de recuperação hidroambiental na bacia do Ribeirão Carioca, localizada no município de Itabirito (MG). O projeto foi o terceiro colocado na seleção do Programa Águas Brasileiras do Ministério do Desenvolvimento Regional”, esclareceu.

 

Reunião GACG

 

Para auxiliar o acompanhamento das ações do Contrato de Gestão, a Agência Peixe Vivo está desenvolvendo um projeto de Business Intelligence (BI). As informações estarão disponíveis em breve no site da Agência.

GACG

O Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) é a instância do CBH Rio das Velhas responsável por acompanhar física e financeiramente a execução do Contrato de Gestão e avaliar a performance da Agência Peixe Vivo, tendo como referência o atendimento das ações priorizadas no Plano Plurianual de Aplicação (PPA).

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio