Momento Rio das Velhas: Os impactos da estiagem na vida dos peixes do Rio das Velhas

16/11/2021 - 14:03

No último mês, deixamos oficialmente o período de estiagem, um dos mais severos na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Em 2021, as baixas vazões do rio chamaram a atenção ao longo de praticamente todo o ano e, em outubro, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) chegou a declarar situação crítica de escassez hídrica no Rio das Velhas, em trecho entre Nova Lima e Presidente Juscelino. A medida implicou em restrição de uso, inclusive em captações para abastecimento humano.

Mas o rio não cumpre apenas o papel de abastecer uma cidade e várias indústrias ao seu redor. Ele tem funções ecossistêmicas e toda uma vida aquática depende de suas águas, em quantidade e qualidade.

Para falar justamente sobre o impacto da estiagem na biota aquática, em particular nos peixes, o convidado do nosso podcast é o biólogo, mestre em Ecologia e doutor em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Paulo Santos Pompeu. Professor associado da Universidade Federal de Lavras, ele explica também se os efeitos da estiagem se resolvem apenas com a chegada das chuvas.

 

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social