Nossa Senhora da Glória festeja com fé

08/09/2010 - 23:04

fogos de artifício baragem senhora da glóriaApós a missa de sábado, 14 de agosto, os fiéis saíram da igreja com bandeirinhas azuis, para assistir ao hasteamento da bandeira em homenagem a Nossa Senhora da Glória, santa que é padroeira do município. Em coro eles rezaram a Ave Maria e entoaram cânticos enquanto a bandeira subia o mastro. 

Em seguida, um show pirotécnico emocionou os moradores de Senhora da Glória: “Tem que  segurar pra não sair lágrimas dos olhos”, comentou um dos moradores durante o espetáculo Assim que os fogos cessaram, o grupo de percussão formado por jovens de Morro da Garça, Batuke do Sertão, começou a tocar.

O Batuke guiou o público até em frente das barraquinhas, onde se juntaram ao grupo circense Trupe Gaia. Eles entraram em cena com Religiosidade senhora da glóriamalabares de fogo, rodeados pelo Batuke do Sertão, que depois seguiu para encerrar sua apresentação dentro da barraquinha, local das atrações noturnas da Tradicional Festa de Nossa Senhora da Glória.

A ocasião foi um exemplo da forte religiosidade local. Maria de Lourdes, Dona Lurdinha, trabalha na Escola e na Igreja. Ela não nasceu em Senhora da Glória, mas vive lá há muitos anos e tem orgulho de se considerar gloriense. Ela participou das organizações da tradicional festa de Nossa Senhora da Glória, que, esse ano, reuniu novamente as comemorações religiosas com a festa da barraquinha, como era a tradição do evento, prestigiado pelos municípios da região.

asteamento bandeiraA parte religiosa envolveu celebrações da Santa Missa, coroações, apresentações das crianças e jovens em homenagem à santa, procissão (com a preparação de lanterninhas e bandeirolas pelos fiéis) e hasteamento do mastro. A participação da comunidade local mostrou como a presença religiosa é forte em Senhora da Glória. “Foi uma preparação feita com muito carinho, com a ajuda do povo. Todos deram a maior força, com vontade de ajudar.’’, ressalta Dona Lurdinha.


VEJA VÍDEO COM O DEPOIMENTO DE DONA LURDINHA:


VEJA MAIS FOTO DA CELEBRAÇÃO DO DIA 14 DE AGOSTO:



VEJA MAIS NOTÍCIAS, FOTOS E VÍDEOS SOBRE O EVENTO.