Estudantes do Alto Rio das Velhas ampliam conhecimento sobre conscientização ambiental com o Programa Chuá

23/06/2021 - 15:29

Um programa que tem por objetivo levar informações sobre educação sanitária e ambiental nas escolas, além de conscientizar os estudantes sobre sua relação com o meio ambiente e ações de saneamento dos municípios onde moram para formar cidadãos mais responsáveis e conscientes. Assim é o Chuá, programa desenvolvido pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) que conta com a participação da Escola Municipal Dr. Pedrosa, localizada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, no Alto Rio das Velhas. O trabalho é desenvolvido na escola com o apoio do Subcomitê Nascentes, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e do Coletivo Rio da Prata Vive, e é uma iniciativa do Programa Pró-Mananciais.

Alunos e professores da Escola Municipal Dr. Pedrosa se reuniram de forma virtual no dia 18 de junho em uma ação do Programa Chuá conhecida como Projeto de Educação Cidadã em Tempos de Pandemia: Encontro Chuá Virtual. Os Encontros têm como objetivo contribuir na formação de cidadãos sensibilizados às questões ambientais e envolvidos com o processo de trabalho realizado para o saneamento e o como ele se relaciona às questões ambientais mais complexas.

O Alto Rio das Velhas onde a Escola Municipal Dr. Pedrosa se encontra é uma importante região produtora de água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. O nosso objetivo é sensibilizar estudantes sobre aspectos de saúde, relacionados à qualidade da água e a proteção e recuperação de mananciais”,
explicou a coordenadora do Chuá na Copasa, Tereza Bernardes.

Ela esclareceu ainda que o acesso à água e ao saneamento importa a todos os aspectos da dignidade humana. “Por isso acompanhamos com muita satisfação o desenvolvimento dessas ações transformadoras e inspiradoras. É um esforço coletivo para tratar melhor a questão da água, preservar os recursos hídricos e garanti-los para que a água esteja sempre disponível em quantidade e qualidade”, ressaltou.

A professora Marcia Aparecida Silva Santos afirmou que a sementinha foi plantada. “A participação em programas como esse é de grande importância para a construção do senso crítico do aluno e da capacidade de identificar problemas e apresentar soluções. É uma alegria muito grande fazer parte, ver nosso aluno extrapolando o conhecimento fora de sala de aula, permitindo não somente que construam opiniões fortes e bem formadas, mas percebam o grande papel social no mundo”, disse.

O aluno Zion Trevisani foi selecionado para participar na mediação do webinar Chuá das Águas. O evento acontece na próxima quarta-feira (23/06), às 16h e pode ser assistido pela TV Copasa, no YouTube. “Participar deste evento é muito importante para mim, pois essa interação me possibilita melhor visão e compreensão do valor de nossos recursos naturais”, afirmou.

O coordenador do segmento de usuários do Subcomitê Nascentes, Alexandre Guimarães, convidou a todos a participarem das discussões no âmbito do Subcomitê. “Preservar e ter consciência sobre o meio ambiente é cada dia mais importante no mundo em que vivemos. O Subcomitê Nascente é um lugar de debate e de proposição para melhorias ambientais e que abrange a área do distrito de Santo Antônio do Leite. Quem quiser pode participar para entender a realidade da região e propor ações”, finalizou.

Educação e sustentabilidade

O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental é uma iniciativa de educação ambiental da Copasa realizada em centenas de municípios mineiros onde a empresa opera. É realizado ao longo de mais de 30 anos com estudantes de escolas públicas e privadas.

Com a pandemia do Covid-19 em 2020, sua forma de realização foi adaptada ao modo virtual com a busca ativa de escolas para desenvolver o projeto de educação cidadã em tempos de pandemia: Encontro Chuá Virtual.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Jakson Fagundes/Coletivo do Prata Vivo