1º Evento do “Projeto Valorização das Nascentes Urbanas do Ribeirão Arrudas”

26/03/2012 - 18:45

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e o Subcomitê do Ribeirão Arrudas, realizaram no último domingo (25/março), o 1º evento do “Projeto Valorização das Nascentes Urbanas do Ribeirão Arrudas” no Parque das Águas, região do Barreiro. 

Estiveram presentes no evento conselheiros do Subcomitê Arrudas, presidente do CBH Rio das Velhas, diretor técnico da AGB Peixe Vivo, Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas e a comunidade local em diversas atividades durante todo o dia. 

As atividades começaram de forma lúdica e interativa com todos presentes. Para as crianças houve concurso de desenho, brincadeiras e teatro com palhaços abordando a  sobre a importância de cuidar e preservar as Nascentes Urbanas. Houve também , durante todo o dia, uma equipe responsável por cadastrar “Cuidadores de Nascentes” na bacia do Ribeirão Arrudas. 

No anfiteatro do parque foi montada uma lona de circo.  Apolo Heringer, coordenador do Projeto Manuelzão, apresentou palestra sobre “Valorização de Nascentes e a gestão participativa” e destacou que é possível fazer a gestão da água em qualquer lugar: no trabalho, na escola e em casa. Enfatizou sobre importância de preservar as nascentes, os rios e as bacias hidrográficas  tendo em mente que a gestão deve ser realizada de forma sistêmica.

Ernesto Soares, o senhor “Nonô” disse que “tem orgulho por ter colocado as mãos nas primeiras águas do Arrudas” e que há 21 anos desenvolve um trabalho de preservação  no o córrego do joões e que já conseguiu resgatar a fauna e a flora que se encontrava extinta com a degradação. Para Magda Tertuliano conselheira do Subcomitê Arrudas no segmento dos usuários “o Projeto Valorização das Nascentes Urbanas é um sonho realizado de todos os segmentos que compõe o subcomitê Arrudas, e que a comunidade, a medida que vai se apropriando dos recursos vai mudando a sua mentalidade e começam a repensar sobre esses recursos”. 

Na parte da tarde foram realizadas oficinas de confecção de carteiras com material tetra pak, construção de maquetes de bacia hidrográfica, poemas relacionados ao tema com o grupo Sarau tropeiro e, encerrando as atividade, apresentação do grupo de chorinho “Pedacinho do Céu”.

                                                               

O  “Projeto Valorização das Nascentes Urbanas do Ribeirão Arrudas” é financiado com o recurso da cobrança pelo uso da água e tem como objetivo envolver e sensibilizar a comunidade da bacia do Ribeirão Arrudas na proteção de nascentes, por meio do cadastro de proprietários e de áreas de nascentes da bacia, visando propor ações de conservação ou de recuperação. Para ser tornar um cuidador de nascente basta desenvolver atividades que ajudem na conservação dela e da vegetação ao redor. 

Assista a matéria e a entrevista com a coordenadora do SCBH Ribirão Arrudas Cecíclia Rute de Andrade Silva, exibida no jornal “Bom dia Minas”

Clipping – Portal Uai