Bacia do Rio Taquaraçu terá corredores ecológicos mapeados

14/04/2021 - 8:00

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) contratou um estudo que realizará o mapeamento dos corredores ecológicos entre as oito Unidades de Conservação (UC) localizadas na sub-bacia do Rio Taquaraçu. O objetivo é ampliar a conectividade ecológica de modo a fomentar o fluxo gênico, diminuir os efeitos da fragmentação florestal e promover a manutenção dos processos ecológicos e da biodiversidade.

As UCs que serão mapeadas para os corredores ecológico são: Área de Preservação Ambiental (APA) Água Limpa, APA Ribeiro Bonito, Monumento Natural da Serra da Piedade, APA Municipal Descoberto, APA Municipal Águas da Serra da Piedade, Refúgio de Vidas Silvestres Estadual Macaúbas, Parque Nacional da Serra do Cipó e APA Federal Morro da Pedreira.

A ação é uma demanda do Subcomitê Rio Taquaraçu com base na sugestão do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia do Rio das Velhas que destaca a conservação ambiental como prioritária para a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Taquaraçu.

O coordenador-geral do Subcomitê Rio Taquaraçu, Jânio de Lima Marques, participou da concepção do projeto e esclarece que o estudo e o mapeamento de corredores ecológicos constituem importante instrumento técnico para os gestores públicos promoverem a futura implementação dessas áreas, com foco na valorização da diversidade e contribuição para a melhoria da qualidade ambiental da região. “A adoção de ferramentas de gestão que possibilitem a ampliação de áreas protegidas é de suma importância, uma vez que, o patrimônio florestal existente é insubstituível e contribui com os bons padrões de qualidade da água existentes na região”, relatou.

Jânio Marques explicou também que a bacia do Rio Taquaraçu ainda possui um bom percentual de áreas verdes nativas, compostas por espécies da flora da Mata Atlântica e do Cerrado, uma região de rica biodiversidade. “São encontrados na bacia cenários que favorecem a implementação de regiões de conectividade, como por exemplo, fragmentos florestais e presença de matas ciliares. Os corredores ecológicos da bacia do Rio Taquaraçu darão continuidade aos corredores ecológicos que também estão sendo mapeados na região das UTEs Ribeirão da Mata e Carste, outro estudo contratado pelo CBH Rio das Velhas”, afirmou.

Os traçados de possíveis conexões entre as UCs localizadas na UTE Rio Taquaraçu, foram proposições apresentadas pela Trama Verde-Azul, no âmbito do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH). Assim, o estudo financiado pelo CBH Rio das Velhas vai corroborar com a implementação da Trama Verde-Azul no que tange à conexão de espaços no contexto metropolitano, com foco na valorização da diversidade e contribuição para a melhoria da qualidade ambiental da região.

A empresa responsável pela elaboração do estudo é a Ecosoul que já entregou o Plano de Trabalho do projeto. “A equipe multidisciplinar envolvida no estudo do mapeamento ecológico está muito engajada e dedicada. Elaboramos o Plano de Trabalho que foi aprovado pelo Subcomitê Rio Taquaraçu. Vamos construir um plano de ação que seja exequível e possa na prática implementar estas áreas de conectividade”, disse a representante da Ecosoul, Patrícia Reis Costa.


Conheça as Unidades de Conservação do território: 


A próxima etapa é a realização de um estudo da caracterização geral da área de atuação, com foco no levantamento de informações de suporte para a definição de áreas de relevância ambiental, áreas prioritárias de conservação e destinadas ao fluxo biológico. Também serão realizados seminários com a população da UTE Rio Taquaraçu para apresentação do projeto e possíveis contribuições.

O projeto terá a duração de 12 meses e o CBH Rio das Velhas investirá R$ 211.240,00 para a elaboração do estudo.

A bacia do Rio Taquaraçu

Afluente da margem direita da região do Médio Alto Rio das Velhas, o Rio Taquaraçu passa pelos municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. O rio é formado pelas sub-bacias do Rio Vermelho e Ribeirão Ribeiro Bonito, no município de Caeté; Rio Preto, em Nova União; e Ribeirão do Peixe, em Taquaraçu de Minas, e se encontra com o Rio das Velhas em Taquaraçu de Baixo, distrito de Santa Luzia.

O território da bacia do Rio Taquaraçu apresenta remanescentes de áreas verdes com relevância ambiental e ecológica, com alto grau de supressão de vegetação e de usos humanos impactantes para a dinâmica hídrica e ambiental de seus sistemas ambientais, provocando situações recorrentes de escassez e de diminuição da oferta para usos de abastecimento e atividades produtivas. Suas águas ajudam a diluir a concentração de poluentes do Rio das Velhas com consequente melhora de sua qualidade de água.


Veja as fotos da região:


 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Bianca Aun