Boletim Informativo 24ª Edição Especial (Agosto)

02/09/2020 - 18:12

A vigésima quarta edição do Boletim Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) traz informações sobre a mais nova campanha ‘A Cidade e as Águas”.

A campanha busca discutir e problematizar a relação e o impacto dos grandes centros urbanos no meio ambiente, em especial nos cursos d’água. Confira alguns temas que foram abordados no boletim:

Em questões de saneamento básico, a Bacia do Ribeirão Onça – localizada no centro urbano de Belo Horizonte – sofre com o lançamento de esgotos domésticos e de efluentes industriais em seu curso. O Onça junto com o Ribeirão Arrudas são os afluentes do Rio das Velhas que concentram maior problema da poluição hídrica, proveniente da região metropolitana de Belo Horizonte.

A mineração na região do Alto Velhas ainda é uma preocupação para o CBH Rio das Velhas. Comitê solicitou providências às autoridades sobre a estabilidade física das barragens localizadas no território e o retorno imediato dos trabalhos de manutenção e recuperação de estabilidade em estruturas hoje interditadas.

Já se arrasta há pelo menos 12 anos o projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Matadouro, em Sete Lagoas. No entanto, com a retomada da licitação para a conclusão do projeto, a esperança é que, enfim, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do município trate cerca de 42 mil metros cúbicos de efluentes in natura que são lançados, diariamente, no Córrego do Matadouro, e que depois seguem para o Ribeirão Jequitibá e Rio das Velhas.

‘Narrar é Resistir’ é um podcast com narrativas ribeirinhas idealizada pelo Orla, um coletivo que reúne o Núcleo Capão, o Espaço Cultural da Orla e a Associação Habitacional do Bairro Lagoa, três movimentos que atuam na região de Venda Nova, em Belo Horizonte. A ideia é de conectar pessoas, manter viva a memória de um povo e valorizar a relação com o curso d’água que passa na porta de casa.

O boletim traz também um entrevista com o arquiteto e urbanista Roberto Andrés. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), editor da revista Piseagrama e colaborador do Subcomitê Ribeirão Onça, Andrés fala de experiências desastrosas e projetos que podem se tornar soluções para melhorar a relação da cidade com as águas.


Confira a versão digital da 24ª edição do Boletim Informativo:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social