Boletim Informativo 27ª Edição/Março 2021

19/03/2021 - 10:15

A vigésima sétima edição do Boletim Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) traz informações sobre a gestão hídrica no Rio das Velhas, da nascente à foz.

O Comitê concluiu e entregou os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) para novos quatro municípios da bacia: Capim Branco, Confins, Esmeraldas e Jequitibá. A presidente do CBH e secretária de Meio Ambiente e Saneamento de Jequitibá, Poliana Valgas, destacou a importância dos PMSBs virarem lei.

A micro-bacia do Ribeirão Onça foi beneficiada com duas ações de revitalização ambiental com o projeto hidroambiental “Revitalização de área verde e fundo de vale em área do bairro Novo Progresso”, que visa revitalizar uma área verde pública no bairro Novo Progresso, na microbacia Sarandi/Pampulha (Ribeirão Onça), bem como oferecer à população um espaço qualificado de convivência socioambiental. A outra ação foi a inauguração de um chafariz público para uso da comunidade no bairro Havaí, em Belo Horizonte. A instalação da fonte é uma das ações previstas no processo de revitalização de nascentes urbanas.

Outro destaque da edição é o acordo assinado entre o governo de Minas Gerais e a mineradora Vale. O termo foi assinado com o valor de mais de R$ 37 bilhões e será usado para  reparar os danos provocados pela tragédia de Brumadinho, que aconteceu em 2019,causando um desastre ambiental na bacia do rio Paraopeba com impactos na do Rio das Velhas. Dentre as intervenções, pelo menos duas tem reflexos diretos na bacia do Rio das Velhas: ações voltadas para a segurança hídrica, visando afastar o risco de interrupção no fornecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e a construção do Rodoanel em trecho que pode impactar diretamente importantes unidades de conservação.

O informativo traz informações sobre as apreensões na bacia do Rio das Velhas no período chuvoso. Nesse contexto, membros da diretoria do CBH Rio das Velhas e o prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, discutiram soluções para as inundações no município.

A entrevista da edição foi com o promotor Lucas Marques Trindade, coordenador regional das promotorias do Meio Ambiente das bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba.


Leia o informativo na sua versão digital:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social