Carta-compromisso é enviada aos candidatos às prefeituras da bacia do Rio das Velhas

27/10/2020 - 16:18

O compromisso com uma agenda ambiental sustentável que promova a segurança hídrica ao longo de toda a bacia com água em quantidade e qualidade e a preservação ambiental é o objetivo dos Subcomitês, pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), que enviaram uma carta-compromisso aos candidatos às prefeituras dos municípios inseridos no território.

Ao assinar o documento, os postulantes aos cargos públicos e as siglas se comprometem a inserir as demandas solicitadas pelos conselheiros em seus planos de governo relacionadas ao meio ambiente de acordo com a realidade de cada município.

O coordenador-geral do Subcomitê Rio Taquaraçu, na região do Médio Alto Rio das Velhas, Jânio de Lima Marques, afirmou que o compromisso dos candidatos é importante para a agenda ambiental. “Somente conseguiremos avançar com união e equilíbrio na busca de convergências para um desenvolvimento sustentável e que tenha em vista os usos múltiplos das águas. É preciso pensar a política como forma conjunta na relação com o meio ambiente. Por isso, o compromisso dos candidatos à prefeitura é valioso para a construção de políticas públicas em parceria com a população e os Subcomitês.”

Para a coordenadora do Subcomitê Rio Cipó, Sônia Maria Correia Oliveira, a carta é uma ação estratégica. “Apresentar aos pré-candidatos ações estratégicas para a região do Subcomitê Rio Cipó visa promover uma aproximação destes políticos com as pautas da preservação do rio, em especial o saneamento básico. Além disso, visa buscar o compromisso dos mesmos com estes temas em seus planos de governo”.

A ideia é fazer com que os próximos prefeitos, independente da linha ideológica, tomem posse no ano que vem comprometidos com diretrizes ligadas à pauta ambiental. A carta-compromisso é também uma oportunidade para que os candidatos conheçam as propostas e projetos do CBH Rio das Velhas na gestão dos recursos hídricos da bacia.

“Os Subcomitês estão se aproximando dos candidatos e apresentando as ações do CBH Rio das Velhas ao longo da bacia e mostrando o que é preciso ser feito em cada região para a preservação e revitalização da bacia. Como cada região tem suas características e peculiaridades, cada Subcomitê está propondo compromissos com os candidatos e ampliando o debate sobre a causa ambiental. Não interessa se é de direita, centro, esquerda. Agora é a oportunidade de qualificar o debate e as plataformas de governo”, esclareceu Derza Nogueira, mobilizadora do CBH Rio das Velhas.

Subcomitês promovem debate com candidatos

Pensando no avanço desse diálogo, alguns Subcomitês estão promovendo debates com os candidatos à prefeitura dos municípios. Um deles é o Subcomitê Rio Taquaraçu, que dialogou com os concorrentes ao Executivo de Caeté, Nova União e Taquaraçu de Minas, no dia 09 de outubro.

Durante o debate, dos nove candidatos às prefeituras, cinco assinaram a carta de compromissos e se responsabilizaram em melhorar as ações relacionadas à gestão dos recursos hídricos nos municípios. Para o coordenador do Subcomitê Rio Taquaraçu foi um momento histórico. “A UTE Rio Taquaraçu possui algumas prioridades definidas como a conservação ambiental, o saneamento básico e projetos que promovam maior quantidade e qualidade de água, priorizados pelas agendas temática verde, marrom e azul. A participação dos candidatos à prefeitura no diálogo com o Subcomitê foi histórica e essencial para construirmos uma gestão participativa e descentralizada em nossa bacia”, disse Jânio de Lima Marques.

No dia 04 de novembro, o Subcomitê Carste também vai promover o debate com os candidatos e em 09 de novembro será a vez do Subcomitê Poderoso Vermelho. O Subcomitê Ribeirão da Mata está alinhando as ações para o debate e ainda vai definir uma data.


Candidatos a prefeito e vereador da Bacia do Rio das Velhas, acessem a carta abaixo, assinem o documento e assumam o compromisso de colocar o seu mandato em consonância com a pauta das águas:

 

Candidatos da UTE Nascentes (município de Ouro Preto)

Candidatos da UTE Rio Itabirito (município de Itabirito)

Candidatos a prefeito da UTE Águas da Moeda (municípios de Itabirito, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Sabará)

Candidatos a vereador da UTE Águas da Moeda (municípios de Itabirito, Nova Lima, Raposos, Rio Acima e Sabará)

Candidatos a prefeito da UTE Águas do Gandarela (municípios de Caeté, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima)

Candidatos a vereador da UTE Águas do Gandarela (municípios de Caeté, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima)

Candidatos a prefeito da UTE Ribeirões Caeté-Sabará (municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia)

Candidatos a vereador da UTE Ribeirões Caeté-Sabará (municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia)

Candidatos da UTE Rio Taquaraçu (municípios de Caeté, Jaboticatubas, Nova União, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas)

Candidatos da UTE Carste (municípios de Confins, Funilândia, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Prudente de Morais)

Candidatos da UTE Rio Cipó (municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho)

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio