CBH Rio das Velhas divulga resultado do chamamento público para fornecimento de mudas

26/03/2021 - 22:23

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) publicou nesta sexta-feira (26) o resultado do chamamento público para doação de mudas. No total serão doadas 93.675 plantas para 33 instituições que foram selecionadas no processo. Participaram do chamamento prefeituras, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs, entre outras instituições interessadas em receber as mudas doadas. 

Os selecionados devem aguardar o contato da Agência Peixe Vivo, entidade delegatária do CBH Rio das Velhas, que realizará o agendamento da retirada das mudas. A seleção das espécies a serem recebidas, de acordo com a disponibilidade do viveiro.

Acesse o resultado do Chamamento de Mudas 

 

As plantas que serão doadas são produzidas no Viveiro Langsdorff que produz anualmente 90 mil mudas de espécies florestais nativas. O viveiro é uma parceria entre o Comitê, a empresa Arcelor-Mittal e a Agência Peixe Vivo com o objetivo principal de recuperar nascentes e matas ciliares da bacia e mitigar os gases de efeito estufa decorrentes das emissões geradas no transporte de produtos da empresa até seus clientes finais.

Em caso de dúvidas, os selecionados podem entrar em contato pelos e-mails: paula.fontoura@agenciapeixevivo.org.br ou stefany.silva@agenciapeixevivo.org.br.

Viveiro Langsdorff

O Viveiro Langsdorff está localizado no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Taquaraçu de Minas, no Médio Alto Rio das Velhas e produz mais de 60 espécies da Mata Atlântica, todas adaptadas ao nosso clima, altitude e pluviosidade, já que derivam de sementes coletadas na região.

O nome escolhido para o viveiro é uma homenagem ao Barão Georg Heinrich Von Langsdorff, zoólogo, botânico e médico, mentor de uma grandiosa expedição naturalista entre 1821 e 1829. A viagem contou com um grupo de pesquisadores e desenhistas por uma viagem de 17 mil quilômetros que observou e retratou a fauna, a flora e o modo de vida do interior do Brasil. A expedição passou pela da bacia do rio Taquaraçu, registrando os aspectos naturais e sociais da região.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio