Convazão analisa fim do período de estiagem

11/11/2020 - 9:54

Os meses mais críticos de estiagem terminaram e a vazão do Rio das Velhas – no ponto de captação da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), na ETA (Estação de Tratamento de Água) de Bela Fama, onde sai a água para abastecer mais de 60% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – teve uma situação melhor que o ano de 2019, não alcançando níveis tão críticos. Nesse contexto, o Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão) se reuniu, no dia 10 de novembro, por videoconferência, para analisar o fim do período de estiagem.

“As chuvas voltaram e as vazões começaram a se regularizar. Cumprimos mais um ano o objetivo do Convazão. Continuamos o monitorando e esperamos um período chuvoso mais tranquilo do que o de 2019”, disse o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Renato Júnio Contâncio.

Os membros do Convazão avaliaram como satisfatório a operação especial da AngloGold Ashanti de liberar 1 m3/s a mais no período de 30 dias durante o mês de outubro, totalizando 4 m3/s de vazão liberados pelo sistema Rio de Peixe para a bacia do Rio das Velhas.

No entanto, o Grupo destacou a importância de discutir possíveis ações que garantam a segurança hídrica da RMBH, bem como níveis satisfatórios de vazão do Rio das Velhas, para que o curso d’água possa continuar exercendo suas funções ecossistêmicas, especialmente depois do ponto de captação em Nova Lima.

Plano de segurança hídrica

No dia 05 de novembro, os membros do Convazão se reuniram com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca, para a elaboração de um planejamento estratégico, na região do Alto Rio das Velhas. O objetivo é criar um plano de ação em conjunto com ações efetivas para manutenção da segurança hídrica da RMBH e de toda a bacia.

Assim, durante a reunião do dia 10 de novembro os membros do Convazão alinharam que vão contribuir com o documento que será proposto ao IGAM com ações de curto, médio e longo prazo para assegurar a segurança hídrica tanto do Alto Rio das Velhas, como de toda a bacia.

“É satisfatório ver o reconhecimento do diretor-geral do IGAM ao nosso trabalho. O CBH Rio das Velhas é o único Comitê em Minas Gerais que executa uma ação de monitoramento como a que o Convazão vem fazendo e que tem alcançado resultados”, disse o representante da Copasa, Nelson Guimarães.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio