CTECOM aprova diretrizes para curso de formação para conselheiros

30/11/2020 - 13:05

Com o objetivo de nivelar informações e orientar a atuação dos membros das diversas instâncias que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em especial os Subcomitês, a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) aprovou a minuta do Termo de Referência (TDR) com a proposta do curso de formação para conselheiros. O assunto foi discutido em videoconferência realizada na manhã desta terça-feira (10 de novembro).

O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, esclareceu que o grupo trabalha há um ano no projeto do curso. “O desempenho dos conselheiros está diretamente relacionado aos resultados positivos alcançados pelo Comitê. Nesse contexto, o CBH Rio das Velhas deve contar com membros qualificados e capacitados para o desenvolvimento de suas funções, com extrema qualidade e competência. Por isso, estamos há um ano debatendo sobre o curso para encontrar a solução mais eficiente e viável para a capacitação”.

O CBH Rio das Velhas, historicamente, fundamenta suas ações na participação e construção do consenso pelo diálogo entre seus conselheiros e é por excelência um espaço para a construção coletiva e democrática do planejamento e da gestão do território. Por meio de discussões e negociações que o Comitê avalia os reais e diferentes interesses sobre os usos das águas da bacia, considerando que eles possuem poder de decisão e cumprem papel fundamental na elaboração das políticas para gestão das bacias, sobretudo em regiões com problemas de escassez hídrica ou na qualidade da água.

“Nesse sentido, os membros do CBH Rio das Velhas e dos Subcomitês necessitam ser capacitados para entenderem com clareza seu papel no colegiado, levarem às discussões posicionamentos técnicos e institucionais e, no caso de membros do Comitê, representá-lo nos diversos foros de discussão”, esclareceu Edinilson dos Santos.

O formato do curso e temas abordados serão apresentados à nova diretoria do CBH Rio das Velhas para aprovação antes de passar por licitação. O curso só será executado de forma presencial quando a pandemia do coronavírus terminar.

Participaram da reunião o presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos (prefeitura de Contagem), Caroline Matos da Cruz Correia (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Márcio Sampaio (Vale), Amanda Amorim (Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté), Sofia Nunes (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Tereza Bernardes (Copasa), a representantes da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos, e a mobilizadora do CBH Rio das Velhas, Adriana Carvalho.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio