CTPC debate sobre Plano de Aplicação Plurianual

29/10/2020 - 9:56

Os membros da Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se no dia 26 de outubro, por videoconferência, para debater sobre o Plano de Aplicação Plurianual (PAP).

O coordenador da CTPC, Ronald Guerra, informou que tem acompanhado a diretoria do Comitê nas discussões sobre ações e projetos para a bacia. “Estamos alinhados com a diretoria que tem indicado que investir em programas que abrangem toda a bacia trará resultados mais satisfatórios do que realizar ações pontuais em pequenas regiões. A ideia é desenvolver programas que trarão resultados positivos com melhoria da qualidade e quantidade de água para toda a bacia do Rio das Velhas”.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou as ações do PAP e esclareceu que o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) enviou à Agência um novo plano de trabalho para o CBH Rio das Velhas. “Havíamos elaborado um PAP para o período de 2021-2023 e, no entanto, tivemos que fazer uma nova proposta com algumas adequações visto que o IGAM enviou recentemente à Peixe Vivo um plano de trabalho para o CBH Rio das Velhas. Em vista disso, adequamos o documento”.

O PPA é um instrumento básico de orientação dos estudos, planos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água em toda a bacia hidrográfica.

Seminário sobre saneamento rural

Durante a reunião, os membros da CTPC avaliaram como positiva a primeira parte do webinário sobre saneamento rural que aconteceu no dia 19 de outubro, com o tema “Saneamento Rural – alternativas tecnológicas, modelos de gestão e soluções sustentáveis para o saneamento rural da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas”.

O seminário apresentou o relatório desenvolvido pelo IGAM sobre a realidade do saneamento rural na bacia do Rio das Velhas; as mudanças propostas pelo novo marco legal do saneamento básico no Brasil, aprovado pela Lei 14.026, de 15 de julho de 2020 e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), modelo de gestão para o saneamento rural adotado no Ceará que é referência no Brasil e em países do exterior.

O webinário pode ser assistido pelo YouTube. A segunda parte será realizada no dia 09 de novembro e em breve terá mais informações no site do CBH Rio das Velhas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio