Diretoria Ampliada alinha o planejamento das ações para 2021

04/02/2021 - 16:25

A Diretoria Ampliada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniu, na quinta-feira (04 de fevereiro), para planejar as principais ações da entidade para o ano que se inicia. Dentre os pontos em discussão estavam o Programa Revitaliza Rio das Velhas, a proposta de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), a proposta do Programa de Conservação de Mananciais, bem como o a pauta da próxima reunião Plenária.

O CBH Rio das Velhas está em debate com a Copasa para alinhar as ações futuras do Revitaliza Rio das Velhas. “O programa veio para ficar e precisamos avançar nas ações de revitalização do rio. Estamos alinhando com a Copasa um conjunto de ações que serão realizadas pela companhia para melhorar a água do Velhas em quantidade e qualidade”, explicou o secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, que retornou as atividades do Comitê, após a luta contra o coronavírus.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, apresentou a proposta de um programa de conservação de mananciais. “A proposta é promover e apoiar iniciativas para a proteção e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos em áreas de interesse para a proteção e recuperação de mananciais de toda a bacia do Rio das Velhas”, esclareceu.

Durante a reunião os membros da Diretoria Ampliada também discutiram sobre o projeto piloto para desenvolver um programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na região do Alto Rio das Velhas. “A Agência Peixe Vivo, em parceria com a TNC, está elaborando um projeto piloto a ser replicado em toda a bacia no futuro para implantar o PSA na região da bacia dos ribeirões Carioca e Maracujá. A ideia é desenvolver um projeto que se mantenha no futuro”, esclareceu a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes.

Ainda no encontro, os diretores definiram a pauta da próxima reunião Plenária que será realizada no dia 24 de fevereiro às 13 horas e a recomposição do Plenário do CBH Rio das Velhas.

A Diretoria Ampliada é composta por dois representantes de cada segmento que compõe o Comitê. Participaram da reunião a presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas (Prefeitura de Jequitibá), o vice-presidente Renato Júnio Constâncio (Cemig), o secretário Marcus Vinícius Polignano (Instituto Guaicuy), o secretário adjunto Ênio Resende de Souza (Emater/MG), bem como Procópio de Castro (ADAO), Humberto Marques (Prefeitura de Belo Horizonte), Nelson Guimarães (Copasa), Gilberto Tiepolo (TNC) e Ronald Guerra (ADAF). Também participaram os representantes da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, Thiago Campos, Rúbia Mansur e Ohany Ferreira e da equipe de Mobilização, Francisco Rubió, Dimas Correa e Izabel Nogueira.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Fernando Piancastelli