Em moção ao Governo, Fórum Mineiro de Comitês cobra perfil técnico para novo Secretário de Meio Ambiente

29/05/2020 - 15:55

Os 36 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais deliberaram o encaminhamento de uma moção ao Governador Romeu Zema (Novo), na última quinta-feira (28), cobrando que o perfil do novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – que substituirá Germano Vieira, que comunicou há dez dias que deixará a pasta – seja estritamente técnico.

No entendimento do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), colegiado que reúne os comitês legalmente instituídos em Minas, o escolhido para a SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) deve necessariamente demonstrar capacidade política de articulação e diálogo com todos segmentos sociais.

De acordo com o ofício, é importante que o próximo secretário “fortaleça o atual Sistema Estadual de Recursos Hídricos e se comprometa com a preservação e revitalização das nossas bacias hidrográficas, tão importantes para o desenvolvimento econômico e para a socialização do acesso aos recursos hídricos”.

O colegiado pede também que a próxima gestão mantenha e fortaleça os CBHs mineiros e que o secretário “engendre esforços, junto aos órgãos competentes do governo, para que haja o repasse imediato aos Comitês, dos recursos financeiros, oriundos da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos. Ademais, que respeite e valorize as atribuições legais vigentes no que tange aos comitês de bacias hidrográficas e que, acima de tudo, mantenha uma relação interativa e propositiva na construção de uma política para os recursos hídricos de Minas Gerais”.

Confira o ofício na íntegra

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro