Pedra Rachada, em Sabará, é contemplada com estudo para criação de Unidade de Conservação

26/04/2021 - 11:51

O Comitê de Bacia Hidrográfica Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) contratou um estudo para a criação da Unidade de Conservação (UC) na região da Pedra Rachada, localizada em Sabará, região do Alto Rio das Velhas. Trata de proposições de ações para a conservação da área, incluindo a definição de um território para constituir uma UC e sua categoria de manejo. O estudo contratado pelo CBH Rio das Velhas dará suporte para que o poder executivo crie de fato a unidade.

A área de intervenção do projeto está inserida na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirões Caeté- Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a aproximadamente dez quilômetros da Serra da Piedade. Situa-se entre os municípios de Sabará e Santa Luzia, com acesso à área pelo centro histórico de Sabará ou pela BR-381.


Mapa de estudo da Unidade de Conservação da Pedra Rachada:


De acordo com Jéferson Paes dos Santos, coordenador da sociedade civil do Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará, a demanda – considerada como prioritária para a conservação ambiental, de acordo com o Plano Diretor de Recursos Hídricos do Rio das Velhas, devido à sua importância e atrativos naturais – começou em 2017, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Sabará. “A contratação do estudo é um benefício para o município. Será realizado o estudo de identificação dos dados da área e importância dela, questão de mapa, solo, fontes. Após essa contextualização, será analisado o tipo de área de proteção que pode ser criado, bem como os impactos que vão causar na comunidade. Ainda estamos discutindo, pois é uma construção conjunta entre órgãos municipais e população da região”, explicou.

A secretária de Meio Ambiente de Sabará, Andrea Saraiva, esclarece que a criação da UC dará um novo significado ao potencial que a região da Pedra Rachada já possui. “Será fomentado o turismo ecológico que vem sendo cada vez mais praticado na cidade. O projeto trará inúmeras melhorias e benefícios para o nosso município, como a proteção de área verdes, maior conscientização da população sobre a necessidade de preservação e conservação do local, bem como auxiliar a coibir e combater a especulação imobiliária e ocupação irregular no entorno da Pedra Rachada e adjacências”, explicou.

O conjunto paisagístico da Pedra Rachada se localiza em uma região com vocação para a conservação e práticas de atividades como caminhada, ciclismo, treking, jipe e bolder (um tipo de escalada sem equipamentos de segurança). A região se popularizou por receber o Festival de Boulder que conta com a participação de atletas do Brasil e do mundo.

A empresa contratada, por meio de licitação, para realizar o estudo foi a Detzel Gestão Ambiental que prevê a entrega dos resultados até o final do ano de 2021. O estudo se encontra na fase do diagnóstico.

Os membros do Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará realizaram nos dias 14 e 15 de abril, em conjunto com a Detzel, uma oficina participativa para discutir os pontos fortes, as vulnerabilidades e a expectativa dos moradores, gestores públicos e frequentadores da região para a criação da Unidade de Conservação.

O que são Unidades de Conservação?

São espaço com natureza e paisagem de grande importância para a sociedade, definido formalmente pelo governo como área de proteção. Essas áreas podem ser de diversos tipos e tamanhos.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as UCs não são espaços intocáveis. Servem para proteção dos animais silvestres, proteção das florestas, equilíbrio do ciclo da água, redução da erosão do solo, controle de pragas e doenças, mobilização das comunidades, turismo, fortalecimento da economia local, equilíbrio do clima, polinização das plantas, incentivo à pesquisa científica e às práticas de educação ambiental.

Vale ressaltar que para que as Unidades de Conservação cumpram o seu papel, elas precisam ser efetivamente implantadas, ter seu conselho gestor definido, sua delimitação territorial consolidada, e por fim e não menos importante, de um plano de manejo.


Veja as fotos da UTE Ribeirões Caeté- Sabará:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Bianca Aun e Fernando Piancastelli