População de Jequitibá participa de audiência sobre Plano de Saneamento financiado pelo CBH

31/07/2020 - 12:32

Os moradores do município de Jequitibá, que compõe a bacia hidrográfica do Rio das Velhas, participaram da 2ª Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), na noite da quinta-feira (30) de forma virtual. O objetivo foi apresentar o prognóstico, programa, projetos e ações referentes ao PMSB e permitir a participação popular com sugestões e esclarecimento de dúvidas. O documento é desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, abriu a audiência destacando que o PMSB é fundamental para conseguir recursos na área de saneamento. “A Prefeitura de Jequitibá tem sido uma parceira na elaboração do PMSB, que é uma ferramenta que possibilitará recursos fundamentais para melhorias na qualidade das águas do Rio das Velhas. Atualmente, a Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais] trata cerca de 70% do esgoto da Região Metropolitana de Belo Horizonte e cobramos que esse número seja cada vez maior”, disse.

Polignano enalteceu também a importância do plano para a melhoria da qualidade e quantidade da água. “O saneamento básico é uma arma poderosa no sentido de garantir a saúde da população. A atual pandemia nos mostrou a importância da higiene. Água e sabão tem sido essenciais no combate ao coronavírus. O CBH Rio das Velhas tem feito um esforço para trabalhar as questões do saneamento, visto que os esgotos tem contaminado a bacia do Rio das Velhas”.

O prefeito de Jequitibá, Humberto Fernando Campelo Reis, agradeceu o Comitê. “A elaboração do PMSB trará muitas melhorias para o município de Jequitibá. Agradecemos a todos que estão colaborando no processo e ao CBH Rio das Velhas pelo financiamento. O Plano é um ganho que buscamos a muito tempo e que vai nortear o planejamento e execuções de futuras obras que trarão melhorias para a população. O PMSB é de fundamental importância para conseguirmos recursos para essas obras”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente municipal e secretaria-adjunta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, também participou da audiência púbica, sanando dúvidas dos participantes sobre as áreas do saneamento básico. Ela esclareceu que a bacia do Rio das Velhas é grande e que, além dos PMSBs, o Comitê investe em outras ações para a revitalização e preservação dos cursos d’água. “O PMSB é um importante documento que deixamos par as próximas gestões que devem se empenhar para colocar as ações em prática”.

A equipe da empresa Seletiva, responsável pela execução do PMSB de Jequitibá, apresentou os programas referentes ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, bem como drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Após a apresentação, um espaço foi aberto à comunidade para sugestões e dúvidas.

Anteriormente, foi realizada uma audiência pública apresentando o diagnóstico da situação do município em relação ao saneamento básico. A partir das informações coletadas no diagnóstico é que foram elaborados os planos, programas e ações que devem ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

Produto 3 – Prognóstico, Programas, Projetos e Ações do PMSB de Jequitibá
https://bit.ly/produto3-pmsb

Considerações sobre o Produto 3:
Prognóstico, Programas, Projetos e Ações – PMSB de Jequitibá podem ser enviadas pelo link https://bit.ly/consideracoes-produto3.

Lista de Presença Participantes da 2ª Audiência Pública do PMSB de Jequitibá
https://bit.ly/lista-participacao-audiencia

 


Assista na íntegra a 2ª Audiência Pública:


Jequitibá

A cidade está localizada na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e tem uma população de 5.212 pessoas, entre habitantes da zona rural e urbana, distribuídos entre área urbana, comunidades rurais e povoados.

A atividade básica de subsistência do município é a agricultura familiar. Os serviços de abastecimento de água na zona rural são feitos pela Copasae, na área urbana, pelo serviço municipal que também é responsável pelos serviços de saneamento.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km² e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio