Com o objetivo de debater a gestão participativa e descentralizada na construção de políticas públicas das águas, aconteceu o encontro de coordenadores dos Subcomitês pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) com o presidente Marcus Vinícius Polignano. A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (04), por meio de videoconferência.
O objetivo do encontro foi estabelecer um canal de comunicação com o posicionamento político-institucional do CBH Rio das Velhas sobre o atual momento da gestão dos recursos hídricos, bem como debater estratégias para evitar a desarticulação dos atores sociais que compõem os Subcomitês e, consequentemente, o enfraquecimento das ações, devido a pandemia do novo coronavírus.
No encontro, o presidente do CBH Rio das Velhas fez um balanço das atividades realizadas pelo Comitê. “Vivemos um momento atípico por causa da pandemia que tem mudado a rotina de todos nós. Tivemos que paralisar as reuniões plenárias, de Subcomitês e Câmaras Técnicas do CBH Rio das Velhas. No entanto, a mobilização e comunicação seguem a todo vapor. Estamos conseguindo dar continuidade aos projetos do CBH Rio das Velhas, por meio da Agência Peixe Vivo”, disse o presidente, que também abordou a situação do não repasse dos recursos da cobrança pelo uso da água pelo Governo de Minas, sobre os trabalhos do Comitê para atualizar os valores da cobrança e sobre as ações do grupo que gerencia a vazão do Rio das Velhas, visto que entramos no período de estiagem no mês de maio, o que pode causar diminuição da disponibilidade hídrica na bacia.
Polignano finalizou dizendo sobre a importância do debate com os Subcomitês.
“Somos uma corrente do bem e positiva. Lutamos pela mesma causa que é ter água limpa e de qualidade com acesso a todos. Conversar com todos os coordenadores dos Subcomitês foi importante para sabermos o que está acontecendo em cada região e nos deu um painel de como estamos na bacia”.
Após, os coordenadores de Subcomitês expuseram sobre a atual situação vivenciada em seus territórios. Confira alguns relatos:
“É um desafio continuar o trabalho. Grande parte da população da zona rural e de pessoas que não são conselheiros sempre participam das reuniões do Subcomitê Rio Itabirito. Teremos prejuízo nessa participação, mas estamos nos esforçando para manter as atividades de forma online e as reuniões tem sido produtivas”, afirmou Heloísa França, coordenadora do Subcomitê Rio Itabirito.
“As reuniões online violam o princípio da participação, pois nem toda a população tem acesso. No entanto, não podemos parar”, disse Maria Tereza Corujo, coordenadora do Subcomitê Águas do Gandarela.
“Vivemos um longo período de estiagem e temos notado na região do Carste uma situação diferente que não era constatada há tempos. As lagoas cárticas, onde desenvolvemos projetos hidroambientais, voltaram a ter água”, José Duarte, coordenador do Subcomitê Carste.
“Ano passado executamos um projeto hidroambiental com o objetivo de fortalecer a agroecologia e a preservação ambiental na sub-bacia do Ribeirão Jequitibá. O projeto já foi encerrado e temos colhido frutos positivos com a criação de uma rede que tem discutido a agroecologia”, comemora Marley Beatriz Assis Lima, coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá.
“A região do Guaicuí ainda não foi afetada pelo coronavírus, o que é muito bom, visto que a nossa população tem muitos idosos. Temos conseguido trabalhar e envolver a população no debate”, Eustáquio Pinheiro, do Subcomitê Guaicuí.
Durante a reunião, o gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou a situação de todos os projetos que já foram contratados pelo CBH Rio das Velhas e os que estão em fase de contratação.
Confira a situação dos projetos.
Participaram os seguintes coordenadores: Alexandre Guimarães (Subcomitê Nascentes), Heloísa França (Subcomitê Rio Itabirito), Júnia Borges (Subcomitê Águas da Moeda), Maria Teresa Corujo, a Teca (Subcomitê Águas do Gandarela), Éric Machado (Subcomitê Ribeirão Onça), Humberto Martins (SubcomitêRibeirão Arrudas), Mychelle Sarah (Subcomitê Poderoso Vermelho), Germânia Gonçalves (Subcomitê Ribeirão da Mata), Mariana Morales (Subcomitê Rio Taquaraçu), José Duarte (Subcomitê Carste), Marley Beatriz Assis Lima (Subcomitê Ribeirão Jequitibá), Reuber Miranda (Subcomitê Santo Antônio Maquiné), Marcos Antônio (Subcomitê Rio Paraúna), Mariângela Santos Machado Brito (Subcomitê Rio Curimataí), Luiz Felipe Porto Maia (Subcomitê Rio Bicudo) e Eustáquio Pinheiro (Subcomitê Guaicuí), bem como a equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas, a gerente de Integração da Agência Peixe Vivo, Rúbia Mansur, e o gerente de Projetos, Thiago Campos.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio