Quarentena não é férias: Congonhas do Norte

14/05/2020 - 14:40

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos o município de Congonhas do Norte.

Localizada no Médio Baixo Rio das Velhas, o município – de pouco mais de 5 mil habitantes – está a 210 km de Belo Horizonte, em uma das rotas da Estrada Real, conhecida como Estrada Real Ocidental. Congonhas do Norte é rico em belezas naturais, com grande presença de nascentes, cachoeiras, rios e lagos, além de grutas, sítios arqueológicos e uma grande diversidade de flora e fauna.

A localidade é formada por uma porção da Serra do Espinhaço, a qual é conhecida na região como Serra Talhada – recentemente foi implantada a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Talhada, que ocupa grande parte da extensão territorial dos municípios de Congonhas do Norte e Santana do Pirapama.

O passado histórico do município é marcado pela tradição do estilo barroco – com a presença da Igreja Matriz, tombada em nível estadual pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), cuja padroeira é Santana – e inúmeras outras construções que formam o patrimônio material.

Nos primórdios de sua ocupação, uma caravana de paulistas – comandada por Fernão Dias Paes Leme e seu genro Manuel de Borba Gato – vasculharam a região à procura das tão sonhadas esmeraldas, sempre no encalço da montanha resplandecente: o Itaberabuçu. No período entre 1711 a 1715, fundaram uma localidade que se chamou Nossa Senhora do Pilar de Gaspar Soares.

Após algum tempo acamparam em uma parte da serra e a ela deram nome de Congonhas de Cima da Serra da Lapa. O nome Congonhas é devido à quantidade de plantas conhecidas pelo nome de “Congonha ou Mate”, que foram encontradas às margens dos rios da região. Ergueram ali uma pequena ermida, com cobertura de colmo (palha de coqueiro) e dentro colocou-se a imagem de Senhora Sant’Ana. Descobriram pedras preciosas e cristais no local. A localidade era subordinada à antiga Freguesia de São Francisco de Assis de Paraúna.

Definitivamente, Congonhas do Norte é uma ótima opção para aqueles que gostam de história, aventura, atividades ao ar livre e cultura!


Conheça Congonhas do Norte em fotos: 


Conscientização em favor da vida

A Secretaria de Saúde de Congonhas do Norte, em parceria com o Destacamento de Polícia Militar local, têm realizado blitzs educativas no município com o objetivo de conscientizar os moradores a permanecerem em casa nesse período de quarentena.

Blitzs educativas acontecem no município de Congonhas do Norte

De acordo com Clóvis Isaías de Oliveira, professor e presidente da Associação Comunitária de Congonhas do Norte, a população local tem feito a sua parte na contenção da disseminação do vírus. “Há o distanciamento social, o uso frequente de máscaras. O comércio está abrindo com restrições, uma pessoa de cada vez e as pessoas saem apenas para ir ao banco e compras. Mas existem os de fora que vêm dos grandes centros para visitar parentes como se fosse férias”, reclama.

Ainda segundo Clóvis, a Associação Comunitária também tem tentado sensibilizar as pessoas para a necessidade de se cumprir a quarentena com a maior seriedade possível para que, em breve, possamos sair desta situação da melhor maneira. “A associação não tem feito reuniões presenciais e faz a divulgação de vídeos e chamadas com as frases padrão #stayathome #lockdown #fiqueemcasa. Desta forma mostra a cidade pronta para receber visitas apenas quando a pandemia acabar”.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer Congonhas do Norte.



O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Paraúna localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Datas, Gouveia, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Santana de Pirapama e Santo Hipólito. A Unidade ocupa uma área de 2.337,61km² e detém uma população de 22.908 habitantes. O rio principal da UTE é o Paraúna, que com seus 150,23 quilômetros de extensão, é considerado um dos mais importantes para a revitalização do Rio das Velhas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun, Ohana Padilha e Prefeitura de Congonhas do Norte