Quarentena não é férias: Serra do Gandarela

07/05/2020 - 6:05

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos a Serra do Gandarela e o Parque Nacional criado com o objetivo de garantir a preservação do patrimônio biológico, geológico, espeleológico e hidrológico desta importante região situada na porção meridional da Serra do Espinhaço, especificamente no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais.

O Parque compreende os municípios de Raposos, Caeté, Santa Bárbara, Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima, em uma área total de 31.270,83 hectares. Como principais pontos de visitação da unidade estão a bacia do Ribeirão do Prata, o Poço Azul, Poço das Moças e a Cachoeira Santo Antônio – todas de grande beleza cênica.

Um dos principais objetos da conservação do Parque são os remanescentes de “cangas”, tipo de formação de aspecto semelhante a uma carapaça rígida e porosa, que abriga vegetação singular, adaptada a altíssimos teores de metais e que contém porcentagens excepcionalmente altas de espécies endêmicas e raras. Além disso, as cangas favorecem a formação de tipo peculiar de cavernas, que abrigam fauna troglomórfica inteiramente diversa da encontrada em cavernas de outros tipos de rochas. Ademais, as cangas são áreas de recarga de aquíferos de extrema eficiência, necessárias à garantia de abastecimento seguro de água, em quantidade e qualidade, para os municípios que compõem o Parque e também da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Parque Nacional do Gandarela está totalmente inserido no Bioma Mata Atlântica. No entanto, localmente trata-se de um ecótone entre Cerrado e Mata Atlântica. Desta forma, o Parque é marcado pela heterogeneidade de paisagens, variações da topografia, litologia, solos, clima e altitude.

Este mosaico vegetacional assume um valor ecológico muito alto para a manutenção da fauna da região. Serve de abrigo, local de reprodução e alimentação de vários grupos como aves, mamíferos e anfíbios. No Parque ocorrem matas de galeria, capões de altitude, brejos, campo cerrado, cerrado sensu strictu, campos rupestres quartzíticos e ferruginosos (campos rupestres sobre canga) e floresta estacional semidecidual (a segunda maior mancha de remanescentes de Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais), sendo que a maior parte destas se encontra nos estágios médio e avançado de regeneração.


Conheça a Serra do Gandarela em fotos: 


Parques Nacionais fechados para visitação em todo o país

Desde o dia 22 de março, todos os parques nacionais do Brasil estão com as visitações suspensas, conforme determinação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O chefe do Parque Nacional da Serra do Gandarela e conselheiro do Subcomitê Águas do Gandarela, Tarcísio Nunes, informou porém que tem recebido relatos de visitantes dentro da unidade, desrespeitando as regras de isolamento social tão importantes nesse momento. “A suspensão das visitações não se trata de uma ação de conservação ambiental, mas sim de saúde pública. Entendemos a importância do fechamento do parque nesse momento especialmente em função das aglomerações que acabam sendo formadas, nas cachoeiras, trilhas, entradas, etc”.

Ele informou ainda que também estão empreendendo esforços no sentido de desencorajar os visitantes a conhecer a unidade no atual momento, com a distribuição de folders online e publicações nas redes sociais do Parque. “Ao contrário de muitos outros Parques Nacionais, o Gandarela possui uma quantidade enorme de acessos, que nem a gente nem a Polícia Militar têm condições de fiscalizar a entrada. Por isso acreditamos que uma campanha de conscientização possa ter mais efeito nesse momento do que algo mais repressivo”, destacou Tarcísio.



No momento, toda a equipe que trabalha na gestão do Parque Nacional da Serra do Gandarela está trabalhando de casa. “E trabalho para se fazer de casa é o que não falta. Temos análises sobre autorizações de pesquisa, de licenciamento ambiental, o próprio Plano de Manejo da unidade que está em construção. Ao mesmo tempo, estamos em sintonia com a Polícia Militar Ambiental para se evitar quaisquer eventuais danos ao parque nesse período”, concluiu Tarcísio.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer a Serra do Gandarela.

O território

A Unidade Territorial Estratégica Águas do Gandarela localiza-se no Alto Rio das Velhas, composta pelos municípios de Caeté, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima. A Unidade possui uma área de 323,66 km² e sua população chega a quase 29 mil habitantes. Seu principal rio é o Ribeirão do Prata, com extensão de 29,88 Km dentro da área delimitada para a Unidade.


Assista ao vídeo sobre a Serra do Gandarela:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Robson Oliveira