Com o objetivo de criar melhores formas de diálogo com o poder público, além de buscar apresentar o trabalho dos Subcomitês e tratar de pautas prioritárias para a conservação dos recursos hídricos nos planos de governo, o Subcomitê Ribeirão da Mata realizou uma reunião com os prefeitos eleitos na Unidade Territorial Estratégica (UTE). A reunião aconteceu no dia 25 de novembro, por videoconferência, e contou com a participação de membros do Subcomitê, além dos prefeitos eleitos e/ou representantes dos municípios de Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Ribeirão das Neves e Vespasiano.
A coordenadora geral do Subcomitê Ribeirão da Mata, Germânia Florência Pereira Gonçalves, falou sobre as principais questões da UTE. “Estamos aqui para propor aos gestores eleitos nos municípios que incorporem em seus programas de governo os compromissos que constam na carta elaborada pelo Subcomitê Ribeirão da Mata. A nossa região precisa avançar na gestão ambiental, principalmente no que diz respeito ao saneamento básico com ações, de coleta e tratamento de esgoto, drenagem e coleta de lixo. Agradeço a participação de todos que assumiram o compromisso e que possamos construir uma gestão participativa e descentralizada em nossa bacia”.
O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Antônio Calazans, esclareceu que a iniciativa de abrir diálogo com os prefeitos é de grande importância. “A gestão das águas começa nos municípios. Por isso, aproximar dos prefeitos e firmar esses compromissos é de suma importância e permitirá avanços na gestão dos recursos hídricos”.
A prefeita eleita de Pedro Leopoldo, Eloisa Tadeu (MDB), disse conhecer as ações e demandas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e do Subcomitê Ribeirão da Mata. “Conhecemos as demandas e projetos do Subcomitê e do CBH Rio das Velhas e estamos prontos para cumprimos os compromissos da carta e assim avançar na gestão ambiental, principalmente dos recursos hídricos. Estamos abertos ao diálogo com o Subcomitê e nos colocamos à disposição para o que for necessário”, afirmou.
Também participaram Ilce Rocha (PSDB), prefeita eleita em Vespasiano; Robson Trindade, representante do prefeito eleito de São José da Lapa, Diego (Avante) e Rodrigo Hott, representante do prefeito eleito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (DEM).
Leia a carta elaborada pelo Subcomitê Ribeirão da Mata na íntegra:
A UTE Ribeirão da Mata
A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão da Mata localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Confins, Esmeraldas, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano, ocupa uma área de 786,84 km2 e detém uma população de 500.743 habitantes.
A bacia do Ribeirão da Mata está localizada na margem esquerda do médio Rio das Velhas, contemplando uma importante área de relevo cárstico do estado e apresenta um precário sistema de tratamento de esgoto, evidenciado pelo índice de apenas 30,4% de esgoto tratado.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio