‘Estrada Real do Sertão’: série destacará narrativas, curiosidades históricas e interesses geográficos sobre o território do Rio das Velhas

23/01/2019 - 12:41

Inspirado no livro ‘O Caminho dos Currais do Rio das Velhas – A Estrada Real do Sertão’, de autoria de Eugênio Marcos de Andrade Goulart, a partir deste mês, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) iniciará uma série com narrativas, curiosidades históricas e interesses geográficos sobre o território do Velhas para os seus seguidores das redes sociais do Comitê.

O livro ‘O Caminho dos Currais do Rio das Velhas – A Estrada Real do Sertão’ foi lançado em 2009 e é uma importante fonte de conhecimento para quem quer conhecer esse trecho. A obra relata a história do caminho usado nos séculos passados como rota mercante e científica no Brasil Império, resgatando uma das principais estradas nos vales dos rio das Velhas e São Francisco, no início da colonização de Minas Gerais.

Eugênio Goulart interessou-se pelo percurso da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, bem como de seus afluentes, com suas serras e caminhos do passado, enquanto, em momentos de prazer, descobria a beleza e o grande significado histórico desta região de Minas Gerais. Assim, em seu livro, Goulart descreve os caminhos, desvenda muitas de suas histórias e faz um relato preciso de como era usado por mercadores, tropeiros, soldados e pesquisadores europeus em suas jornadas árduas pelas trilhas de Minas.

Fique ligado e acompanhe a nossa série nas redes sociais do CBH Rio das Velhas!

Confira o livro em sua versão digital:

Sobre o autor

Além de professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eugênio Goulart é coordenador no setor de Publicações Científicas e Literárias do Projeto Manuelzão e diretor-presidente do Instituto Biotrópicos de Pesquisa da Vida Silvestre.

Eugênio Goulart também escreveu os livros “Nos Ermos e nas Brumas da Serra do Espinhaço” (2001), “De Lucy a Luzia: a longa jornada da África ao Brasil” (2006), e é coautor do livro “Ocultas minas no sertão do gerais” (2008).


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br